Prima Qualitá Saúde: Tecnologia, ciênciae gestão eficiente a serviço do SUS

às
Lívia
Foto: Lívia Louzada

A reportagem completa mostrando a sede de Rio Bonito da Prima Qualitá Saúde está no canal do YouTube do Jornal Folha da Terra (vídeo no final desta matéria)

‘Qualidade de primeira’ é o significado de prima qualità em italiano e talvez possa traduzir a essência da empresa riobonitense Prima Qualitá Saúde. Nascida há cerca de cinco anos, hoje a Organização Social (OS) representa um modelo de gestão privada de sucesso em unidades públicas. A empresa é uma Organização Social (OS), com mais de três mil funcionários diretos e indiretos, que administra unidades que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios de Santa Maria Madalena, Saquarema, São Gonçalo, Cachoeiras de Macacu, Arraial do Cabo, Quissamã e Cordeiro.

CEO da Prima Qualitá Saúde, Matheus Neto – Foto: Matheus Mendes

Em uma entrevista concedida à Folha, o CEO da empresa, Matheus Neto, explica como a organização se constitui.

“É uma organização social, uma associação de técnicos que foi constituída para levar a dinâmica do serviço privado com uma oferta de gestão para as unidades públicas. Somos uma instituição privada, mas nosso objetivo não é ter lucro, é ter uma boa equipe técnica, ter salários de mercado, mas visa o desenvolvimento social e econômico, sem a obtenção e a distribuição de lucro entre seus associados. Esse é um pouco do modelo de como funciona uma OS hoje”, explicou.

Além disso, leia também:

Tanguá cria o Programa de Atendimento Domiciliar aos Cronificados (PADC)

Atualmente a Prima Qualitá Saúde tem duas sedes, uma em Rio Bonito e uma em São Gonçalo, as duas com funções diferentes. Em Rio Bonito está a diretoria financeira e administrativa, já na sede de São Gonçalo, a outra metade da estrutura administrativa, a parte da assistência, a diretoria de saúde, a coordenação de urgência e emergência, coordenação primária, núcleo de educação permanente, a área de processamento de dados, que concentra o cérebro da empresa e acumula várias funções.

Social

Sendo uma organização social, a assistência precisa ser um dos braços da organização. Atualmente, a Prima Qualitá Saúde atende a 1500 pessoas por mês em projetos sociais. Através de uma parceria, eles fazem atendimentos de saúde com distribuição de cestas básicas em várias cidades e possuem projetos sociais em duas igrejas, uma em Rio Bonito e outra em Cachoeiras de Macacu. Em Rio Bonito a empresa oferece atendimento para a terceira idade e jiu-jitsu para as crianças, já em Cachoeiras de Macacu, tem ginástica para a terceira idade.

No Rio de Janeiro, dois projetos também se destacam, um em Guaratiba, onde são parceiros de um abrigo para crianças. O outro fica no bairro Penha Circular, onde também através de uma parceria, conseguem promover a geração de emprego e qualificação de mulheres.

Gestão, educação e tecnologia

Diferente do que muitas pessoas podem pensar, a tecnologia pode ser uma grande aliada à gestão da saúde. Para o CEO da empresa, a inteligência artificial com educação pode fazer muita diferença, por isso, criaram um setor de pesquisa para validar seu uso.

“Criamos um setor de pesquisa na nossa instituição para que qualquer iniciativa de inteligência artificial, que seja introduzida na saúde, possamos validar se a ferramenta é aquilo que se propõe, mas de forma responsável para concluirmos se temos um bom produto ou não. A inteligência artificial está aí, temos visto muitas opções de aplicabilidade, porém, na saúde nós precisamos ter muito cuidado e responsabilidade”, pondera Matheus Neto.

Sucesso

O gestor e empresário revelou durante a entrevista, que a inspiração para a criação da Prima Qualitá Saúde veio da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, em São Paulo, proprietária do renomado Hospital Israelita Albert Einstein, onde ele estudou há alguns anos e se especializou em gestão.
Esse modelo de gestão que inspirou a empresa, aliado a equipe qualificada, podem ser os segredos de sucesso da organização.

“Brinco que a nossa gestão na Prima Qualitá foi constituída com os melhores que eu encontrei na trajetória da minha vivência pelo SUS. Temos investido muito em fazer saúde por ciência, e não fazer saúde apenas com o coração, apesar de sermos apaixonados pelo que fazemos. Somo amantes e defendemos o SUS, mas entendemos que saúde precisa ser feita enquanto ciência. O rápido crescimento que a gente tem tido, acho que se dá, principalmente por essas razões”, conclui o CEO.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Por: Lívia Louzada

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias