Fique Por Dentro

às

NEGUETO RAPPER

No dia 27 de novembro o Blog Jornal Cultura Viva conversou com o Negueto Rapper, de São Gonçalo. O artista falou sobre seu início no Rap. “Primeiramente, Deus me escolheu para ser porta-voz de verdades. Tive toda minha raiz fincada no Evangelho, em cultos semanais, em congregações evangélicas. O Rap encantou os meus ouvidos com o sucesso ‘Cachimbo da paz’, do Rapper Gabriel o Pensador, em 1997, sendo um estouro nas rádios cariocas e uma das primeiras críticas sociais delatoras. O sistema que denunciava o falso moralismo das autoridades e que, de certa forma, sublimava, conseguiu espaço”, contou.

RELAÇÃO

Sua relação com o rap é que sempre ouviu de tudo, mas não tinha esclarecimento acerca de política, geografia, diversidade cultural, poesia e militância, temas que só foi aprender ouvindo Rap. “Descobri que poderia me expressar verdadeiramente com a arte e colocar para fora tudo o que eu via e ouvia, como indivíduo de maneira expressiva e realista, sem mimimi”, afirmou.

MÚSICA

Ele alegou que sempre ouviu música: Michael Jackson e suas batidas, as bases pesadas, a soul music e os sucessos lançados pela gravadora Motown. “Eu queria entender como tudo aquilo era possível. Ouvia Fat Family e compus a minha primeira canção, aos 13 anos, inspirado pelo Fat Family, com a música ‘Eu não vou não’. Dedicar o meu tempo me ressignifica, pois me sinto inserido, útil e consagro a minha representatividade na forma de ser. Nós, negros, sempre fomos pioneiros em tudo, principalmente relacionado ao tipo de arte e à criatividade no meio social. Porém, pouco reconhecidos. Por causa disso é que os nossos ancestrais trouxeram para o mundo tudo quanto é tipo de som, arte e estilo que influenciaram várias nações e artistas, até os dias de hoje”, destacou.

REALIDADE

Suas letras retratam a realidade social de muitos jovens que vivem em comunidade. “Eu me preocupo muito com o que escrevo e canto, pois trago uma bagagem pesada de um passado, de um povo sofrido, lá do Morro do Feijão, comunidade que nasci, em São Gonçalo, e, simplesmente, relato o que vi, li, ouvi e vivi naquela quebrada. Não tinha como cantar outra coisa, pois nosso povo sempre cantou o que viveu. É lamentável hoje os MCs que só pregam ostentação, carros luxuosos, bebidas e cigarros na mão, imitando os americanos que, na verdade, vivem em um outro contexto social, bem diferente do nosso, aqui no Brasil, e sem falar nas muitas letras gringas que, apesar da batida pesada, só falam merda”, contestou.

CONTATO

Siga o artista no Instagram @negueto_rapper.

QUEM INDICA O QUÊ

QUEM? Negueto Rapper (“Nego do Gueto”).
OCUPAÇÃO: Rapper author, preacher, Back Vocal, Baterista, Corretor de Imóveis, Advogado Criminalista e Previdencialista.
INDICA O QUÊ? O livro “Escravidão”, do autor Laurentino Gomes.
SUA OPINIÃO: É o livro que mais relata, de modo cronológico, toda ancestralidade e os bastidores da escravidão com dados fáticos, geográficos e impressionantes de todo um sistema que revolucionou a humanidade. Esta obra traz esclarecimentos sobre o povo negro. Aliás, todo negro deveria ler para entender a cena atual e enxergar melhor os tais dedos que movimentam as marionetes.

Veja também

Apesar da família ter conseguido se salvar, a casa e tudo que ela tinha, foram queimados, inclusive seus documentos, agora, a atleta está fazendo uma vaquinha.
às
Os três itens poderão ser cobrados no máximo R$21,73, o valor não se refere aos objetos separados, apenas juntos.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias