Fique Por Dentro

às

NEGUETO RAPPER

No dia 27 de novembro o Blog Jornal Cultura Viva conversou com o Negueto Rapper, de São Gonçalo. O artista falou sobre seu início no Rap. “Primeiramente, Deus me escolheu para ser porta-voz de verdades. Tive toda minha raiz fincada no Evangelho, em cultos semanais, em congregações evangélicas. O Rap encantou os meus ouvidos com o sucesso ‘Cachimbo da paz’, do Rapper Gabriel o Pensador, em 1997, sendo um estouro nas rádios cariocas e uma das primeiras críticas sociais delatoras. O sistema que denunciava o falso moralismo das autoridades e que, de certa forma, sublimava, conseguiu espaço”, contou.

RELAÇÃO

Sua relação com o rap é que sempre ouviu de tudo, mas não tinha esclarecimento acerca de política, geografia, diversidade cultural, poesia e militância, temas que só foi aprender ouvindo Rap. “Descobri que poderia me expressar verdadeiramente com a arte e colocar para fora tudo o que eu via e ouvia, como indivíduo de maneira expressiva e realista, sem mimimi”, afirmou.

MÚSICA

Ele alegou que sempre ouviu música: Michael Jackson e suas batidas, as bases pesadas, a soul music e os sucessos lançados pela gravadora Motown. “Eu queria entender como tudo aquilo era possível. Ouvia Fat Family e compus a minha primeira canção, aos 13 anos, inspirado pelo Fat Family, com a música ‘Eu não vou não’. Dedicar o meu tempo me ressignifica, pois me sinto inserido, útil e consagro a minha representatividade na forma de ser. Nós, negros, sempre fomos pioneiros em tudo, principalmente relacionado ao tipo de arte e à criatividade no meio social. Porém, pouco reconhecidos. Por causa disso é que os nossos ancestrais trouxeram para o mundo tudo quanto é tipo de som, arte e estilo que influenciaram várias nações e artistas, até os dias de hoje”, destacou.

REALIDADE

Suas letras retratam a realidade social de muitos jovens que vivem em comunidade. “Eu me preocupo muito com o que escrevo e canto, pois trago uma bagagem pesada de um passado, de um povo sofrido, lá do Morro do Feijão, comunidade que nasci, em São Gonçalo, e, simplesmente, relato o que vi, li, ouvi e vivi naquela quebrada. Não tinha como cantar outra coisa, pois nosso povo sempre cantou o que viveu. É lamentável hoje os MCs que só pregam ostentação, carros luxuosos, bebidas e cigarros na mão, imitando os americanos que, na verdade, vivem em um outro contexto social, bem diferente do nosso, aqui no Brasil, e sem falar nas muitas letras gringas que, apesar da batida pesada, só falam merda”, contestou.

CONTATO

Siga o artista no Instagram @negueto_rapper.

QUEM INDICA O QUÊ

QUEM? Negueto Rapper (“Nego do Gueto”).
OCUPAÇÃO: Rapper author, preacher, Back Vocal, Baterista, Corretor de Imóveis, Advogado Criminalista e Previdencialista.
INDICA O QUÊ? O livro “Escravidão”, do autor Laurentino Gomes.
SUA OPINIÃO: É o livro que mais relata, de modo cronológico, toda ancestralidade e os bastidores da escravidão com dados fáticos, geográficos e impressionantes de todo um sistema que revolucionou a humanidade. Esta obra traz esclarecimentos sobre o povo negro. Aliás, todo negro deveria ler para entender a cena atual e enxergar melhor os tais dedos que movimentam as marionetes.

Veja também

Incidente aconteceu na Praia do Peró e foi controlado pela Defesa Civil da cidade
às
Medida vale para casos de pacientes com doenças terminais sem cura ou que causem sofrimento insuportável
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias