O Espírito Santo está Vivo e Operante!
Em 1835, na região toscana de Lucca, Deus criou Elena Guerra com uma missão: Levar o mundo a conhecer e reconhecer o Espírito Santo!
Deus como o Pai e o Filho, a comunhão com a Terceira Pessoa sempre foi muito superficial no Ocidente cristão. O Pentecostalismo clássico, no início do século XX foi um levante para que os cristãos, pelo menos, ouvissem falar mais Dele! Pensem que o primeiro documento oficial da Igreja Católica Romana foi publicado apenas em 1897 pelo Papa Leão XIII.
Raniero Cantalamessa diz que o século XX tinha uma necessidade quase física do Espírito Santo. Elena Guerra conseguiu que o mesmo século fosse consagrado a Ele!
A primeira vez que ouvi falar do nome dela foi no início dos anos noventa quando li um livro sobre o surgimento da renovação carismática na igreja católica. Os caminhos de Deus me levaram a Itália no ano 2000. Em 2004, com três meses de padre, eu descobriria toda riqueza das obras e espiritualidade de Elena. Voltando ao Brasil, o próprio Espírito me levou a quase todos os Estados e tantos países para falar justamente do Espírito Santo através de Elena Guerra.
Recordo-me uma conferência na Itália quando encontrei o maior historiador do pentecostalismo que também havia escrito sobre Elena ao falar dos cem anos do mover do Espírito na igreja evangélica.
Depois de numerosos testemunhos que levei ao Vaticano sem êxito, o milagre aconteceria em Uberlândia, Minas Gerais. O miraculado foi a Rio Bonito dar testemunho. Pessoas do Brasil começaram a entender que havia também ali um avivamento. Levei o processo ao Papa Francisco no final de 2013. E, mesmo com tudo o que viria acontecer comigo, trabalhei até o fim pelo processo que foi aprovado recentemente pela Santa Sé.
No próximo Domingo, dia 20, o mundo católico latino terá como santa a “Apóstola do Espírito Santo”. Tudo para que os cristãos pós-modernos conheçam, amem e adorem o Espírito Santo. A partir de agora, não tem mais desculpas, sobretudo, para que os dizem “carismático” e “renovados”.
Sinto que o ela deseja ainda está muito longe de acontecer. Elena sonhou o mundo e a Igreja como um Novo cenáculo; mas hoje pouco se ora, pouco se busca e se vive em comunhão com o Espírito Santo.
Queira a santificação daquela que me escolheu, dar novamente a todos nós cristãos, um novo avivamento pessoal, social e eclesial.
Que o Brasil se alegre, que Rio Bonito recorde sua vocação, que todos nós amemos e adoremos o Espírito Santo. Amém
Padre Dudu
(Simeão do Espírito Santo)