Após 9 anos, ex-maqueiro vira médico no hospital onde trabalhava

Bruno de Oliveira Sales trabalha desde 2015 numa unidade de saúde do Cabo de Santo Agostinho. Ele se formou em medicina após conseguir bolsa integral pelo Prouni.
às
Foto: TV Globo/Reprodução
Foto: TV Globo/Reprodução

Há pouco mais de um ano, o médico Bruno de Oliveira Sales, de 35 anos, atende os pacientes do Hospital Municipal Mendo Sampaio, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. O emprego é recente, mas o caminho até o trabalho, não. Bruno começou a trabalhar no hospital como maqueiro do expediente noturno, em 2015, função que exerceu por nove anos

Leia também: Sensação térmica no Rio de Janeiro pode atingir 62,7 graus

Morador do bairro do Barro, na Zona Oeste do Recife, filho de um operário da indústria e de uma empregada doméstica, Bruno buscou um destino que parecia distante demais para um jovem da periferia. Definitivamente não foi fácil. Eram quatro ônibus para ir e quatro para voltar, diariamente.

Enquanto trabalhava e estudava ao mesmo tempo, os colegas do hospital viram toda a correria e o empenho do maqueiro. “Um rapaz muito dedicado na profissão dele. É uma pessoa que desenvolveu um trabalho muito bom, inspirando muita gente, com certeza”, comentou o técnico de enfermagem Josiel José.

Bruno percorreu uma longa trajetória de maqueiro a “doutor”. Foram nove anos de tentativas até conquistar uma vaga na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O diploma só foi possível graças a uma bolsa integral do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Os desafios moldaram um profissional empático, que sabe como é estar do outro lado da mesa de consulta. Bruno contou que tenta fazer a diferença em cada atendimento, diagnóstico, ajuste de medicação e, até mesmo, numa conversa que possa auxiliar a saúde mental de seus pacientes.

Após 9 anos, ex-maqueiro vira médico no hospital onde trabalhava - Foto: TV Globo/Reprodução
Após 9 anos, ex-maqueiro vira médico no hospital onde trabalhava – Foto: TV Globo/Reprodução

Para Ivone e Milton Sales, pais de Bruno, o orgulho é grande. De acordo com eles, o filho sempre teve iniciativa de estudar e correr atrás dos objetivos sozinho.

“Eu nunca peguei na mãozinha dele para ele fazer a tarefinha, para ele cobrir, não. Eu só fazia ler e ele mesmo fazia a tarefa sozinho. Quando ele quer uma coisa, vai até o fim. Enquanto não consegue, ele não desiste”, disse Ivone, mãe de Bruno.

Milton Sales, pai do médico, conta que “o orgulho é ele chegar onde ele chegou”. “[Foi] muita luta, ele que fez tudo. A gente enquanto pai sempre está na retaguarda para orientar. Acho que não tem nem palavras, ver um filho lutar tanto e chegar onde ele está chegando”, compartilhou o pai.

Bruno é o primeiro médico da família e está mudando a vida dos pais. A casa em que vivem hoje, foi o filho que alugou e paga todas as despesas. Mesmo com as conquistas recentes, também sobra espaço para os sonhos de constituir uma família e passar num concurso público.

Crédito: Beatriz Castro, TV Globo

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

O número de atendimentos causados pelas altas temperaturas, chegou a cinco mil no Rio de Janeiro.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias