Projeto de reciclagem em Itaboraí recolhe mais de 12 mil pneus

às

Mais de 12 mil pneus já foram recolhidos no primeiro semestre de 2019 em Itaboraí pelo projeto EcoPneu, que faz parte do Reciclaí, para destinação ambiental adequada. Neste segundo semestre, a meta é que sejam recolhidos mais 25 mil pneus no município. O projeto acontece por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Paloma Martins, o projeto Reciclaí foi implantado em meados de 2018 por meio de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) de uma empresa no município, que teve o compromisso de apoiar o projeto. “O projeto tem como objetivo principal a sensibilização dos alunos para gestão dos resíduos e preservação ambiental, uma vez que um dos maiores problemas enfrentados na atualidade é a quantidade de resíduos que vêm sendo gerados por conta do consumismo desenfreado. Atualmente o Reciclaí atende 9 escolas no município, das redes municipal e estadual, mas para este semestre nossa meta é atender 15 unidades escolares”, destacou Paloma.

Ao todo, já foi recolhida uma média de 100 mil quilos de materiais reciclados, em parceria com duas cooperativas cadastradas no município. Dentre os materiais, estão papelão, plástico filme, alumínio, óleo vegetal, garrafas pet branca e verde, entre outros.

O projeto EcoPneu conta com sete borracheiros cadastrados, que repassam seus pneus inutilizados para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Os pneus são entregues no galpão da Secretaria Municipal de Obras, que conta com um espaço adequado para armazenamento. A Secretaria ainda faz o recolhimento em locais que são denunciados ou de pessoas que não tem condições de levar até o galpão.

“As coletas são feitas regularmente a cada 15 dias, principalmente nos bairros do Centro e Manilha, os locais mais populosos. Mas a intenção para este segundo semestre é expandir para outros bairros do município. O objetivo de retirar os pneus do meio ambiente é pro serem um grande entrave para a transmissão de doenças, como dengue, zika e chikungunya, pois servem como fonte de criação do mosquito transmissor”, ressaltou Paloma.

Qualquer pessoa pode descartar corretamente os pneus inutilizados. Basta ir ao galpão da Secretaria Municipal de Obras, localizado na Avenida 22 de Maio, nº 7071 – Venda das Pedras. Os dias e horários de recolhimento são de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Mais informações pelo telefone: (21) 2635-7065.

Veja também

Ícone do pagode dos anos 1990, Anderson Leonardo, de 51 anos, do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira (26)
às
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, inicia neste sábado (27/04) a “Taça Cidade
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias