Comunidade de Niterói passa por processo de sanitização

às

Para chegar ao trabalho, em uma unidade de saúde particular no Fonseca, em Niterói, a analista de recursos humanos Mônica Souza, de 33 anos, caminha poucos metros. Desde que a cidade começou a tomar as primeiras medidas para conter o avanço do novo coronavírus, a jornada de trabalho da moradora da comunidade Vila Ipiranga foi alterada, e o trajeto curto só está sendo feito duas vezes por semana. Mesmo não trabalhando normalmente e sem precisar utilizar o transporte público, Mônica não está tranquila: o pai dela, Manoel Pereira, aos 67 anos, faz parte do grupo de risco do COVID-19, e a filha teme uma possível contaminação.

Com cerca de 12 mil moradores, a favela onde os dois vivem foi a primeira comunidade da cidade — e do Brasil — a passar pelo processo de sanitização por conta da propagação do coronavírus. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (25), dois dias após Icaraí, na Zona Sul, também passar por limpezas em pontos de ônibus, calçadas e fachadas de prédios. Respeitando as recomendações de permanecerem em casa, Mônica e Manoel acompanharam juntos, de uma das janelas da casa, o trabalho dos sessenta e cinco profissionais que dedetizaram a comunidade.

“Fiquei sabendo pela internet que a comunidade ia ser limpa. Achei muito legal e importante. Estamos apreensivos, principalmente por conta do meu pai. Ele só está em casa, direto, mas eu preciso sair para trabalhar alguns dias” disse.

A movimentação nas ruas e vielas da comunidade também chamou a atenção da aposentada Dilceia Sotero Silva, de 69 anos, que deu uma pausa nos afazeres domésticos para observar o trabalho dos funcionários da Companhia de Limpeza Urbana (Clin) e dos agentes especializados da empresa contratada para executar o serviço. Ela elogiou a iniciativa, principalmente em benefício aos moradores da parta mais alta da favela, que é mais carente.

“Estava vendo o rebuliço e vim ver como ia funcionar. Lá para cima tem muita gente carente. Gente que vende doce, vende as coisas na rua, e que agora não está conseguindo trabalhar. Imagina se fica doente? Isso é muito necessário” afirmou a moradora, que vive há mais de seis décadas no local.

Na primeira fase da limpeza, os funcionários atuaram na parte baixa da Vila Ipiranga, para em seguida subir o morro e realizar a higienização de cima para baixo. O processo começou com a lavagem das vias com água e sabão, com auxílio de um caminhão pipa. Em seguida, o quaternario de amônia diluído em água foi aplicado nas calçadas, portões e escadas dos moradores.

A empresa responsável pelo processo de sanitização — tanto na comunidade quanto em Icaraí — utiliza a mesma técnica e produto utilizado pelo governo chinês em ruas do país como forma de combate ao coronavírus. O prefeito Rodrigo Neves (PDT), acompanhou a ação e afirmou que outras duas comunidades devem passar pelo processo de sanitização na próxima semana.

“Vamos atuar nas três maiores favelas de Niterói, que são a Vila Ipiranga, o Preventório (em Charitas) e o Morro do Estado (no Centro). Essas três favelas reúnem praticamente 50% da população que vive em comunidades em Niterói. A doença está muito concentrada no bairro de Icaraí, que tem a maior proporção de idosos, pessoas de classe média alta, e pessoas que viajaram ao exterior e acabaram contraindo o vírus e transmitiram aos seus familiares “, disse Neves.

Segundo o prefeito, avenidas da cidade também vão passar por higienização com o produto químico, e há possibilidade de outras comunidades também serem sanitizadas.

“Vamos calibrando as ações e estudando que outras comunidades precisam de medidas de sanitização. As vias principais tambem vão ser higienizadas, através da própria companhia de limpeza, porque estamos adquirindo o produto”, explicou Rodrigo Neves, citando as avenidas Ernani do Amaral Peixoto, no Centro, e Roberto Silveira, em Icaraí; a Rua Benjamin Constant, no Barreto, e a Estrada Franscisco da Cruz Nunes, que liga o Largo da Batalha a Itacoatiara.

Neves ainda lembrou que 80 mil kits de limpeza e higiene serão distribuídos pela prefeitura através dos médicos de familia, que vão incluir sabão líquido, álcool, detergente e água sanitária. Os produtos devem ser entregues a população a partir da próxima semana, após o encerramento da distribuição de cestas básicas.

“Niterói tem módulos de médicos de familia em todas as comunidades. Estamos fazendo a limpeza das favelas, mas é importante que a população siga as determinações das autoridades sanitárias em relação a higiene das mãos, limpeza das casas e isolamento social”, afirmou o prefeito.

Veja também

recenseamento obrigatório os pensionistas do Estado do Rio de Janeiro que fazem aniversário em abril já poderão agendar
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias