Maricá envia agentes para o Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático

Competição acontece em Santa Catarina e reúne guarda-vidas que atuam nas cidades brasileiras, além de equipes internacionais
às
mk
Foto: Katito Carvalho

Dez agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá participam nos dias 10 e 11 de novembro do Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático – Sobrasa Rescue 2023 – realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático. A competição acontece em Itapema, Santa Catarina, e reunirá 600 guarda-vidas, entre profissionais que atuam nas cidades brasileiras e equipes internacionais convidadas.

Na piscina, as disputas acontecem na sexta-feira (10/11) em Itajaí, com provas de resgate de manequim e revezamento. No sábado (11/11), tem corre-nada-corre, natação na arrebentação, salvamento com tubo de resgate, corrida na areia, revezamento no mar, além das provas com pranchão de resgate e com Surf-Ski na Praia Central de Itapema.

Treinadora da Defesa Civil do município, Thais Xavier, falou sobre a preparação dos atletas para a competição de alto nível, que durou cerca de seis meses, e contou com treinos diários na piscina do Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Zilca Lopes da Fontoura, no Centro.

“Essa vai ser a primeira vez que nós vamos com uma equipe da Defesa Civil para um campeonato. No início, eles não tinham vivência do esporte de salvamento aquático, mas pegaram muito rápido toda a parte técnica e agora estão se tornando especialistas. É bem possível que a gente volte com um resultado super positivo dessa, que é uma participação pioneira, em que somamos forças com a equipe do Rio de Janeiro”, explicou a profissional, que também vai competir.

Segundo a atleta, o treinamento intensivo dos guarda-vidas ajudou a fortalecer a parte operacional do dia a dia na praia, por se tratar não só de um esporte competitivo, mas também motivacional e que passa a mensagem da prevenção de afogamentos, que ainda é a segunda maior causa de mortes de crianças no Brasil.

“Quando a gente está ligado a um esporte, principalmente o competitivo, a gente quer sempre estar melhor a cada dia. Isso acaba esbarrando consequentemente numa melhora do serviço, porque todos estão focados em velocidade, potência, reboque, resistência física, fortalecimento fora d’água. É um trabalho completo que resvala nesse operacional muito melhor e mais preparado por causa da motivação de estar representando o município e o estado num campeonato brasileiro de grande porte. Todos estão fazendo tudo que podem para estar em sua melhor performance física”, opinou Thais.

Guarda-vidas há um ano, Hygor da Silva é um dos profissionais que vai representar Maricá. Acostumado com praia e salvamento, o agente convive com o mar há muito tempo, mas afirma que os treinamentos na piscina são de suma importância.

“Eles nos preparam para o trabalho do dia a dia, nos deixam mais tranquilos para agir em qualquer ocorrência, nos dão condicionamento físico e psicológico. Além disso, o guarda-vidas não pode estar parado nunca, tem que estar sempre treinando. Nós estamos preparados e eu tenho certeza que a gente vai conseguir um bom resultado, mas estou bastante ansioso para chegar lá e colocar em prática tudo que aprendi”, admitiu Hygor.

“Geralmente, quando busca uma vítima assustada, o guarda-vidas não tem muito tempo, tem que agir rápido e tranquilizar a vítima, preparando-a para a situação que for, seja tirá-la da água ou aguardar a aeronave. Na prova, o boneco desafia a nossa mente, porque ele está ali sem se mexer, nem falar nada. Além disso, a gente fica preocupado com o adversário, em reduzir nosso tempo”, completou o guarda-vidas Carlos André Costa.

Preparados para novos torneios

Outras competições que contarão com a participação dos guarda-vidas de Maricá são o “ManaFest/ Festival Brasileiro de Praia de Salvamento Aquático – Pipa/RN”, que acontece de 29/11 a 03/12, e o Rei e Rainha do Mar – Copacabana/RJ, que será realizado nos dias 09/12 e 10/12.

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias