Nota técnica avalia expansão da Covid-19

às

Pesquisadores de universidades brasileiras emitiram uma nota técnica nesta quarta-feira (25) fazendo uma avaliação do avanço do novo coronavírus no país. Os sete especialistas afirmam que há uma “crise sem precedentes na saúde pública mundial”.

Os cientistas reforçam a necessidade das medidas restritivas para o enfrentamento da Covid-19. No texto, eles fazem um apelo para que a população fique em casa e respeite as indicações que foram baseadas em estudos científicos.

“Acreditem na ciência! Ela pode nos ajudar a reduzir o sofrimento e salvar vidas. Permaneçam em casa”, diz o texto.

O pedido dos pesquisadores contraria o discurso do presidente da República, Jair Bolsonaro, emitido em rede nacional na terça-feira (24).

O ofício técnico é assinado pelos especialistas: Afrânio Kritski, Guilherme Werneck, Rafael Galliez, Roberto Medronho (todos da UFRJ), Mauro Sanchez, Ivan Zimmermann (ambos da UnB) e Domingos Alves (USP).

A nota afirma ainda que Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo atuam como “eixo de disseminação da infecção” para outras partes do país. A partir dos estudos realizados, os cientistas afirmam que “a situação atual sugere que estamos à frente de um cenário com gravidade sem precedentes”.

O artigo aponta também que análises preliminares de pesquisadores da UFRJ e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/BA) estimam que a velocidade de transmissão do vírus no estado do Rio pode ser bem maior do que em outros países.

“Já deveríamos ter implantado a estratégia de contenção e supressão em vários municípios, medidas tomadas pelos países acometidos pela COVID-19, pois, conforme as experiências relatadas em regiões da China e Itália, a efetividade dessas medidas é maior quando iniciadas precocemente, quando o número de casos suspeitos e confirmados está baixo”.

Veja também

Ela caiu em frente ao Esporte Clube Fluminense, por volta de 16h20
às
As palestras serão destinadas para produtores rurais da região, principalmente aqueles que trabalham com agroindústria familiar
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias