Alunos de escolas públicas da Região dos Lagos recebem teatro sobre rodas da CCR Via Lagos

A CCR ViaLagos leva o mais novo espetáculo do projeto BuZum! “Curumim” às cidades atendidas pela Concessionária com os projetos sociais do Instituto CCR. A itinerância da companhia de teatro de bonecos sobre rodas, que já percorreu mais de 350 mil quilômetros por todo o Brasil levando a magia do palco para os alunos de escolas públicas, estreia hoje (25) em Saquarema, no Centro Municipal de Educação Padre Manuel, onde ficará até amanhã (26).

Na sexta-feira (27), o BuZum! segue para Iguaba Grande, depois estaciona em Cabo Frio, encerrando a sua temporada na Região dos Lagos em São Pedro da Aldeia no dia 04 de outubro, numa parceria da CCR ViaLagos com as respectivas secretarias municipais de educação. Em cada cidade, serão dois dias de apresentações e 14 sessões gratuitas da peça “Curumim”, uma homenagem à cultura indígena, aos costumes desse povo e a relação deles com a fauna e flora regional brasileira. “Escolhemos contar uma das inúmeras histórias indígenas, a ‘Origem da Mandioca’, essa raiz brasileira, tão presente na nossa culinária e cultivada pela primeira vez pelos povos indígenas”, explica Mariane Gutierrez, Diretora de Produção do BuZum!

O diferencial do BuZum! é que ele não é um teatro convencional, onde as pessoas precisam se deslocar para assistir um espetáculo, já que o teatro vai até a população, apresentando suas peças criadas especialmente para público infanto-juvenil. Cerca de três mil alunos, entre 03 e 11 anos, assistirão a peça apresentada em um ônibus sala de teatro, equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para plateia com capacidade para 50 espectadores por sessão.

No Brasil muitas pessoas buscam opções de lazer cultural gratuito. É o que indica pesquisa realizada pela consultoria JLeiva Cultura e Esporte, em parceria com o Datafolha em 2018. O levantamento mostra que quase um terço da população (32%) depende de acesso gratuito para ir a eventos culturais. Exatamente com esse intuito, a Cia. BuZum!, apresentada pelo Ministério da Cidadania e pelo Instituto CCR, com apoio da CCR ViaLagos, levará, gratuitamente, o encanto teatral para a Região dos Lagos.

Sobre o BuZum!

ado em 2010 quando Beto Andreetta, Jackson Íris e Mariane Gutierrez se uniram justamente para levar o teatro de bonecos para as escolas, onde crianças e adolescentes ainda não conheciam, ou tiveram dificuldades de acesso a esse mundo lúdico.

Sempre de casa cheia, ou melhor, de ônibus cheio, e com um público fiel, nesses nove anos, literalmente, de estrada, o BuZum!, estimula as pessoas a perceberem um resgate vivo da cultura popular oral, por meio de uma linguagem sensível, bela e inteligível traduzida nas encenações pelos talentosos atores da cia. Além disso, os pequenos ainda levam o aprendizado da história para o dia a dia, com as cartilhas que são distribuídas ao final dos espetáculos para alunos e professores.

O BuZum!  já circulou mais de 350 mil quilômetros  realizando 10 mil apresentações para mais de 500 mil espectadores, em 2 mil  escolas públicas de 250 cidades em nove estados (Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

Prêmios

Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

Serviço

Novo espetáculo do BuZum! “Curumim”.

Duração: 20 minutos.
Classificação: 3 a 11 anos.
Capacidade: 50 pessoas por sessão

Saquarema

Dias: 25 e 26 (quarta e quinta-feira)

Local: Centro Municipal de Educação Padre Manuel

Endereço: Rua Domingues de Aguiar s/nº, Porto da Roça

Horários: 9h 9h40 10h20 11h – 13h30 14h10 14h50 15h20

 

Iguaba Grande

Dia: 27 de setembro (sexta -feira)

Local: E.M. Nerea Ester  Batista Alcoforado Natividade

Endereço: Estrada do Arrastão s/n – Vila Nova, Iguaba Grande – RJ

Horários: 9h; 9h40; 10h20; 11h – 13h30; 14h10; 14h50.

Dia: 30 de setembro (segunda-feira)

Local:  E.M. Sapeatiba Mirim

Endereço: Estrada de sapeatiba Mirim Nº 2 – Sapeatiba Mirim, Iguaba Grande – RJ

Horários: 9h 9h40 10h20 11h – 13h30 14h10 14h50