Niterói comemora 446 anos com shows de Gilberto Gil e Banda Melim, além de outras atrações

às

Nesta sexta-feira (22), a cidade de Niterói comemora 446 anos de fundação com shows e diversos eventos esportivos e culturais. Entre as atrações, está o cantor Gilberto Gil, a banda Melim, e uma homenagem ao baixista Arthur Maia que contará com artistas consagrados como Mart’nália e Beth Brunno.

As atividades começaram ontem (21), com o I Salão do Leitor ‘Niterói Cult’, realizado no Solar do Jambeiro, no Ingá, com curadoria do Instituto Zuzu Angel, que funciona durante todo o dia e vai até o domingo, dia 24.  Hoje (22), a programação tem início com a apresentação da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, na Praia de São Francisco, a partir das 19h. A entrada é gratuita. No sábado (23), o mesmo local vai receber o show da banda Melim, que substitui o cantor Jorge Ben Jor.

A programação no domingo (24) terá início a partir das 8h, em Icaraí. A praia do bairro vai receber o Niterói Sportday, evento que promete atrair milhares de atletas em 15 modalidades diferentes. Além das competições esportivas, o evento também vai contar com apresentações musicais, desfiles e exposições para todos os públicos.

Os trechos entre a rua Álvares de Azevedo e a rua Mariz e Bairros será fechado parcialmente para a organização de quatro arenas: a Laranja, que receberá as competições de Futvolêi, hand beach, altinha e vôlei de praia; a Azul, que vai receber disputas de slack line, beach tênis e canoa havaiana; a Lilás, onde os atletas vão participar de competições de frescobol, tecido acrobático, beach soccer e skate; e a Vermelha, que vai contar com a realização de campeonatos de rugby, corrida infantil, crossfit e o pilates solidário.

Ainda está previsto para acontecer no Sportday uma apresentação náutica, além do pouso de parapente, com os atletas partindo do Parque da Cidade, em São Francisco. Já nas apresentações culturais, o público vai poder prestigiar teatro, além de seis bandas e duas escolas de samba em dois palcos. No palco 1, será encenado o espetáculo ‘Casamento da Dona Baratinha’ a partir das 9h30, com a Companhia Arte de Interpretar. Logo após, às 10h30, a Unidos do Viradouro se apresentará, seguida da banda Tribos, de Bella Godiva e da banda Bicho Solto, com show previsto para começar às 13h30.

Já o palco 2 vai receber, a partir das 9h20, uma aula de dança, que será seguida de uma apresentação da Unidos do Cubango às 10h30. Também se apresentarão no palco a banda BR80, o cantor Thiago Messer e a banda JPG encerrando os shows, a partir de 13h30.

Tributo a Arthur Maia

A partir das 20h, a programação volta para a Praia de São Francisco, que vai receber o tributo ‘Arthur, o Gigante’, em homenagem ao baixista Arthur Maia, um dos maiores precursores do instrumento no país que faleceu em 2018. O evento contará com participações do cantor Gilberto Gil, da Mart’nalia, Claudio Zoli, o guitarrista americano Stanley Jordan, Beth Bruno, Nando Chagas, Claudio Infante, Renato Rocketh, Fabio Lessa, Fernando Caneca, Michel Barcelos e Zé Luiz Maia. A entrada é gratuita.

O tributo será dirigido por Marcelo Martins e Sergio Chiavazzoli, contando com o apoio da banda formada pelo baterista Felipe Martins, pelo baixista Michael Pipoquinha, pelo tecladista Luiz Otávio, pelos guitarristas Ticão Freitas e Sergio Chiavazzoli, apoiando no bandolim, pelo percussionista Leonardo Reis, pelo saxofonista e flautista Marcelo Martins, pelo trompetista Bruno Santos e o trombonista Aldivas Ayres.

A entrada para todos os eventos é gratuita.

Veja também

o pesquisar os 20 municípios que mais investem em Educação com receitas oriunda dos royalties do Petróleo.
às
O projeto de lei foi enviado pela Prefeitura. O prefeito Eduardo Paes tem 15 dias para sanção
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias