Inscrições para concurso de poesias em Rio Bonito já estão abertas

às

Já estão abertas as inscrições para o Festival de Poesias Poeta Maurício Hanna Badr, parte do Projeto de Leitura e Escrita da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Rio Bonito. O concurso tem o objetivo de oferecer aos estudantes atividades prazerosas que estimulem o hábito de ler e escrever como forma de entretenimento, comunicação, aquisição de valores e ensino-aprendizagem, e é destinado a alunos da rede pública e privada do município com idade até 18 anos. A cerimônia de abertura do festival foi realizada nesta segunda-feira (30) na Pinacoteca Municipal Antônio Benevides Filho, no Centro da cidade, pela secretária de Cultura e Turismo, Carmen Motta.

Para as inscrições, que são gratuitas, cada estudante pode inscrever apenas uma poesia. O tema é livre. A inscrição e a entrega das poesias deverão ser feitas na Secretaria de Cultura e Turismo, que funciona no Centro Administrativo da Prefeitura (ao lado da UPA), na Praça Cruzeiro, ate o dia 21 de outubro, às 17h. No ato de entrega da poesia, a pessoa deverá preencher a ficha de inscrição. Serão avaliadas pela comissão julgadora a criatividade, originalidade, coerência, letra e ortografia do autor. O Concurso termina no dia 25 de outubro.

A Secretaria de Cultura e Turismo firmou uma parceria com o poeta local Ivan Nani e a Academia Araruamense de Letras (AARALETRAS) para organizar o Concurso de poesia, que vai reunir alunos de 9 a 18 anos das escolas do município. “A Pinacoteca Municipal é um dos principais espaços destinados a cultura de Rio Bonito. Por isso estamos melhorando a sua estrutura para receber os artistas que expõem os seus trabalhos no local, bem como os eventos culturais que irão acontecer no decorrer do ano”, explica Carmen Motta.

Ivan Navi é poeta e um incentivador da cultura local.

“Tinha a intenção de realizar um concurso de poesias e a secretaria de Cultura abraçou a ideia que veio fortalecer a iniciativa. Desde os 7 anos tenho uma vida muito intensa com o mundo das letras. Acho maravilhoso contar histórias através de poesias e poder trazer de volta esse concurso vai ser maravilhoso. Ele resgata uma cultura de Rio Bonito e que teve tantos poetas importantes para o cenário nacional, além de apresentar para as crianças novas oportunidades e maneiras de ver o mundo através da poesia”, declarou o poeta.

Quem fez coro com o poeta Navi foi o presidente da Sociedade Cultural Condecorativa riobonitense, Luiz Eduardo Cordeiro, que também é poeta. “Acho incrível ter esse projeto. Já tivemos em Rio Bonito concursos de poesia e esse resgate é muito importante, principalmente para crianças e jovens estudantes que geralmente começam a escrever na escola e terão a oportunidade de mostrar suas poesias. Será sensacional garantir novos nomes na poesia riobonitense”, afirmou.

A Pinacoteca está localizada na Avenida Castelo Branco, 61, em cima do Banco Itaú, no centro da cidade.

Veja também

18 profissões regulamentadas de natureza científica, literária ou artística, terão menos impostos após o projeto de regulamentação
às
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou na manhã desta quinta-feira (25/04) o Jardim de Infância
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias