Rio Bonito: profissionais do SAMU tem novo protocolo de atendimento por causa do coronavírus

Em tempos de pandemia, não só a população, mas principalmente as unidades de saúde precisam tomar todos os cuidados para que o vírus não prolifere. Dos 53 funcionários, o SAMU hoje possui três afastados por causa do coronavírus. Em Rio Bonito, segundo o coordenador do órgão, Claudionor Júnior, até o mês de abril, foram efetuados 835 atendimentos neste ano, 184 somente em abril.

De acordo com Júnior, algumas etapas no atendimento foram alteradas para a proteção de todos. Agora, a unidade conta com duas salas de desinfecção, uma somente para fazer a assepsia quando há contato com pacientes com covid, e outra para a profilaxia quando não há contato com o vírus. O coordenador explica ainda que antes da pandemia, os profissionais ficavam dentro da unidade com o macacão de serviço, prontos para sair imediatamente após o recebimento de uma ocorrência, mas agora, por segurança, isso foi alterado. Os trabalhadores deixam a roupa nessas salas de desinfeção, e só a colocam novamente, quando há algum chamado.

“Quando tem uma ocorrência, eles têm dois minutos para colocarem os EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) e saírem. Para isso, foi feito um treinamento, inclusive ensinado como retirar a proteção de maneira correta para não haver contaminação”, disse Júnior.

Ainda de acordo com o coordenador, não só os uniformes dos profissionais são desinfetados, mas também as ambulâncias, que recebem um produto especial para que fiquem livres de qualquer tipo de contaminação.

Atendimento

As ambulâncias do SAMU, não só fazem os atendimentos que todos já conhecem, mas também fazem transferência de pacientes do Hospital Regional Darcy Vargas e da UPA, para outras unidades de saúde fora de Rio Bonito. Por conta disso, muitas vezes as unidades móveis não estão disponíveis para atendimento, mas de acordo com o Claudionor, a unidade está aberta para receber o paciente que precisar de atendimento e puder se dirigir até a sede do SAMU, que fica localizado abaixo do Ambulatório Loyola.