Acordou de ressaca? Veja o que comer e beber após exageros etílicos

O excesso de álcool intoxica o organismo. Veja como a alimentação pode repor os nutrientes e líquidos perdidos
às
ressaca
Foto: Getty Images

Durante o período de festas de fim de ano, com tanta bebida alcoólica e comida excessivamente temperada disponível, é comum acordar no dia seguinte com mal-estar e ressaca, Veja o que comer e beber após exageros.

Para quem abusou do álcool, os sintomas mais comuns são dor de cabeça, enjoo e fadiga. Dependendo do organismo, o desconforto pode durar até 24 horas depois da bebedeira.
Boa parte dos sintomas pode ser aliviado com dieta adequada e reforço na ingestão de líquidos. Veja algumas indicações de nutricionistas sobre o que comer e beber para cortar a ressaca.

Alimentação pós-ressaca

O ideal para evitar os sintomas é beber de estômago cheio. Para quem já enfiou o pé na jaca, o ideal é incluir no cardápio ingredientes de fácil digestão, que sejam ricos em líquidos e nutrientes para ajudar o corpo a se recuperar.

A nutricionista Camila de Moura e Lima, de Brasília, aconselha a colocar frutas, verduras e carnes leves, preparadas com pouca gordura, no prato. Para quem estiver extremamente indisposto, torradas e frutas como melancia, abacaxi e melão, extremamente hidratantes, são a melhor opção de café da manhã.

No almoço, sopas e sucos de frutas ajudam a repor nutrientes. “Ovos e abacate, que são ricos em proteínas e gorduras de fácil digestão, auxiliam na recuperação do ritmo digestivo e também fornecem energia para ajudar o corpo na desintoxicação”, acrescenta Camila.

Hidratação pós-ressaca

A chave para se livrar dos efeitos da bebedeira é tomar bastante água. É importante tomar ao menos 35 ml de água para cada quilo de peso corporal. Ou seja, alguém com 80 kg de peso deve consumir 2,8 litros de água por dia, considerando a água pura ingerida e em outras bebidas e alimentos. Para quem exagerou na bebida e perdeu líquidos, é necessário aumentar um pouco esta conta.

Veja o que comer e beber após exageros/ Foto: Getty Images

A nutricionista Caroline Medeiros dá dicas de como reforçar a hidratação:

  • Aromatize a água com fatias de frutas e pedaços de hortaliças;
  • Utilize a água com gás;
  • Beba chás, desde que sem açúcar;
  • Aumente o consumo de água de coco;
  • Tome vitaminas de frutas com água ou leite;
  • Tome sucos naturais sem açúcar.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Fonte: metropoles.com

Veja também: Festas de Natal e Ano Novo devem levar 180 mil veículos à Rodovia RJ 116 e nos acompanhe nas redes sociais.


Veja também

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, abriu nesta segunda-feira (04/03) o segundo polo de atendimentos à dengue
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] no preço do diesel Três pessoas morreram e outras sete ficaram feridas em Macaé Acordou de ressaca? Veja o que comer e beber após Como a prisão de Zinho muda o jogo de força Ceia de Natal tem perua (e não peru); […]

Últimas Notícias