Rio Bonito: Centro de Triagem Covid será inaugurado nesta sexta

Com a previsão de inauguração nesta sexta-feira (03), a equipe que trabalhará no Centro de Triagem Covid recebeu treinamento, ontem (1), e visitou as instalações da unidade. Os profissionais assistiram a uma palestra da secretária de Saúde, Ana Célia D’Ávila, do coordenador da UPA, Sérgio Brazil, e ainda aprenderam sobre o teste rápido para coronavírus com a equipe da Vigilância em Saúde. Como a estrutura que seria o hospital de campanha, será o Centro de Triagem, o número de profissionais que vão trabalhar no Centro, diminuiu. Segundo o coordenador da UPA, conforme a demanda de pacientes, mais pessoas que passaram no processo seletivo serão chamadas.

“Essas pessoas que foram aprovadas no processo seletivo, vão permanecer no quadro e vão ser chamados de acordo com a demanda. Se aumentar o número de pacientes, vamos chamar mais técnicos e enfermeiros”, disse Sérgio.

O centro de triagem funcionará de 7h às 19h recebendo pessoas com sintomas de gripe. “Como centro de triagem, não vamos ter internação, apenas síndromes respiratórias e estado gripal. Chegou, o médico avalia e medica. Havendo a necessidade de um tratamento ou internação, acionamos a ambulância e mandamos para o Darcy (Hospital Regional Darcy Vargas), onde são nossos leitos de retaguarda, onde a Prefeitura tem um contrato e 35 leitos para isso”, disse Sérgio Brazil, coordenador da UPA.