Governo firma parceria para regularizar mais de 700 propriedades em Itaboraí

às

O Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades e do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj) assinou um termo de cooperação técnica com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Prefeitura de Itaboraí para dar início a um programa de regularização fundiária em comunidades de baixa renda. O projeto será executado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional.

– Promover o direito à moradia e à cidadania é proporcionar qualidade de vida às pessoas. A regularização fundiária urbana no Brasil é baseada em normas legais que possibilitam que os cidadãos tenham direito à propriedade legítima das moradias que hoje ocupam e possam ser beneficiários de obras de melhoria em suas comunidades. E é esse o intuito deste projeto – explicou Carlos Enrique Guanziroli, coordenador do programa e professor da Faculdade de Economia da UFF.

O Lançamento do Programa de Regularização Fundiária na Comunidade Engenho Velho, em Itaboraí, onde mais de 700 famílias receberam o título de propriedade, aconteceu essa semana.

– Esse projeto é uma conquista muito grande para Itaboraí e só foi possível graças à união de forças entre todas as esferas de poder e quem ganha com isso é a população fluminense – apontou o secretário de Estado das Cidades Juarez Fialho.

Os benefícios para quem tem seu título de posse em mãos são muitos, como segurança em relação à posse do lote, valorização do seu patrimônio, possibilidade de obter créditos, direito de transmissão por herança e acesso a serviços públicos, entre outros.

Recentemente, a Secretaria das Cidades (Iterj) entregou títulos de posse a 155 famílias da comunidade Vila Capelinha, em Magalhães Bastos, zona oeste da Cidade do Rio de Janeiro. Alguns moradores esperaram até 32 anos pelo título.

– Vamos seguir buscando e formatando novas parcerias e acordos para a melhor aplicabilidade das competências do Iterj enquanto órgão técnico, operando de forma isenta e objetiva, mas, sem negar o quanto nos sentimos felizes em colaborar para o avanço da dignidade e do acesso à terra, pelo povo Fluminense – garantiu Clebson Guilherme, presidente do Iterj.

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias