Prefeitura do Rio lança serviço de agendamento de castração de cães e gatos

às

A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, inovou no atendimento ao público com o lançamento do sistema de agendamento de serviços online, incluindo a castração de animais. Agora, quem precisar marcar a cirurgia para cães e gatos em uma das duas unidades veterinárias da pasta — o Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV), em São Cristóvão, e o Centro de Controle de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ), em Santa Cruz — pode garantir um horário de forma prática, em alguns minutos, direto pelo computador ou pelo celular.

Inaugurado nesta semana, o sistema foi desenvolvido pela pasta em parceria com a Empresa Municipal de Informática (IplanRio), como uma forma de dar mais praticidade e celeridade ao processo, além de garantir a segurança dos cidadãos, que não precisam se deslocar para fazer a marcação. A esterilização é uma política de controle essencial para prevenir abandono e doenças, fundamental para a saúde de cães e gatos.

Como agendar a castração?

Para fazer a marcação é preciso fazer login no Carioca Digital (www.carioca.rio), e clicar em Solicitações à Vigilância Sanitária. Depois, é só acessar o serviço de agendamento de castração de cães e gatos, clicar em Quero Agendar e em seguida em Clique aqui para solicitar novo agendamento.

Na sequência, selecionar o item VISA PETs – Vigilância Sanitária – Serviços de Castração de Animais e prosseguir para a escolha da unidade veterinária a qual deseja marcar a cirurgia, o IJV, na Mangueira, ou o CCZ, em Santa Cruz. Feito isso, é necessário indicar o tipo de atendimento – para cães ou gatos, para macho ou fêmea. Depois é só escolher uma data e um horário disponível e confirmar o agendamento.

O usuário receberá as informações também por email. No dia escolhido para a cirurgia de esterilização, é preciso comparecer à unidade escolhida com no mínimo trinta minutos de antecedência ao horário agendado. É obrigatória a apresentação de exame de sangue (hemograma) para cães e cadelas, realizado nos últimos 30 dias.

As cirurgias de castração ocorrem das 8 às 17 horas, de segunda a sábado e são feitas com todos os cuidados das Regras de Ouro para prevenir o contágio pelo coronavírus. Todos os bichinhos têm direito à chipagem e cadastro no Registro Geral de Animais (RGA), que permite a localização daqueles que se perdem de seus donos.

Com o serviço de marcação exclusivamente online, a previsão é ampliar a capacidade de atendimento das duas unidades, que, somadas, chegavam até 2,5 mil por mês.

Outros serviços online

Além da castração, fundamental para manter a saúde dos bichinhos, todos os demais serviços da Vigilância Sanitária também podem ser solicitados pelo sistema online. Entre eles estão a solicitação de documentações de forma geral; emissão de autorizações e taxas; autos de infração; requerimentos; laudos; abertura de processo de multas; retirada de documentação; recursos; orientações de forma geral para todos os setores; dúvidas técnicas; avaliação de projetos, entre outros.

Endereços das unidades veterinárias da Vigilância Sanitária:

– Centro de Controle de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ):

Largo do Bodegão, 150 – Santa Cruz

– Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV):

Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120 – Mangueira

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias