Na cidade de Itaboraí, o esporte é levado muito a sério. Prova disso, é o incentivo que a Prefeitura dá as práticas esportivas, que são realizadas em diversos pontos do município e a valorização dos atletas locais. Estão disponíveis gratuitamente à população aulas de futebol, voleibol, futsal, aulas de dança e artes marciais como kickboxing e taekwondo. Todos como forma de inclusão social, contribuindo para o combate e prevenção às drogas e promovendo a qualidade de vida de jovens e adolescentes da cidade.
Mas é no bairro de Porto das Caixas, que está o celeiro de atletas do município. De lá já foram revelados diversos competidores com trajetórias nacionais e internacionais, com conquistas de medalhas de profissionais faixa preta nas artes marciais.
Thaísa Silva Batista de Souza, com apenas 14 anos, já tem um futuro promissor à frente. A jovem é faixa preta de Taekwondo, na categoria Cadete até 73kg, moradora do mesmo bairro, aluna do Projeto Iris, que, em parceria com a Prefeitura de Itaboraí, tem como objetivo a inclusão de crianças e jovens. Além de oferecer oportunidades para formação de atletas de alto rendimento no esporte olímpico. Ela lembra que começou no esporte por incentivo de sua irmã, que também começou no Projeto e hoje é atleta da Seleção Brasileira.
“É preciso ter muita disciplina, foco e determinação para enfrentar a trajetória em busca dos nossos objetivos”, comentou a atleta que irá competir na Seletiva Taekwondo Nacional Combat Games 2019, em Brasília, entre os dias 18 e 21 de abril.
Interessados em participar das turmas de artes marciais, que são gratuitas, podem se inscrever no próprio Projeto Iris. As aulas são realizadas na Academia do Diego Taekwondo Team e fazem parte do Programa Esporte e Lazer da Cidade –Pelc. Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis). Para inscrição é necessário apresentar uma declaração escolar. As aulas são destinadas para alunos de 5 a 15 anos de idade. A Academia Diego Taekwondo Team fica na Rua Armando Pimentel, 299, em Porto das Caixas.
“Espero que todos esses jovens que estão tendo hoje a oportunidade de conhecer o esporte agarrem a chance, levem a sério os treinos e faça disso um degrau para novas conquistas e oportunidades para sua vida”, disse o professor de artes marciais e também técnico da Seleção Brasileira de Taekwondo, Diego Ribeiro.
Com o olhar atento ao treino da filha, Evelin Neves, moradora do bairro Retiro, conta que fica muito feliz em ter este espaço destinado especialmente aos jovens, proporcionando a eles uma chance de conhecer o esporte até mesmo seguir uma carreira.
“Minha filha não falta aos treinos e eu mesma a incentivo. Esporte e educação são duas coisas primordiais na vida de uma criança e fico feliz em ter na minha cidade um espaço destinado ao esporte de qualidade e gratuito”, ressaltou Evelin, mãe da aluna da ginástica preparatória, Maria Alice Neves, de 11 anos.