Praia do Peró volta a ostentar selo de qualidade internacional

às

A Bandeira Azul voltou a ser hasteada na última quarta-feira (17) na Praia do Peró.  O símbolo da certificação internacional de qualidade e acessibilidade havia sido retirado pela coordenação local apenas por precaução diante do aparecimento de manchas do óleo que vazaram de uma fissura no Campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos.

Foram dois arriamentos preventivos.  O primeiro no dia 5 de março e o segundo no dia 13 do mesmo mês, e desde então, a Bandeira Azul não foi mais hasteada por precaução, até que a limpeza das manchas de óleo fosse completa. Desde o primeiro aparecimento das manchas de óleo, equipes da Comsercaf, da Coordenadoria de Meio Ambiente e da Guarda Marítima e Ambiental juntaram-se aos agentes da Petrobras, do ICMBio e do Inea, que foram acionados para realizar a contenção do óleo no mar e realizar a limpeza das areias.

O vazamento atingiu praias de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios e mobilizou cerca de 60 pessoas que atuaram nas atividades de limpeza nas praias, além de cinco embarcações para vistoria. A estatal assumiu a autoria afirmando que os resíduos são de atividades da empresa, mas não deu detalhes do acidente. No entanto, o INEA confirmou que a Petrobras identificou que o óleo teve origem na área de exploração Marlim Leste. Depois da apuração final do caso, caberá ao IBAMA aplicar ou não multas à Petrobras.

Equipamentos e capacitação

Ficou acordado entre a Petrobras e as cidades atingidas a doação de equipamento de contenção e limpeza de óleo e a capacitação de agentes municipais para ações de pronta-resposta a vazamentos semelhantes ao ocorrido.  A doação será apenas parte da indenização que cada município vai receber, e foi chancelada pelo Ministério Público Federal, após reunião no último dia 12.

“Felizmente as correntes marítima ajudaram cabo Frio que, mesmo estando entre Búzios e Arraial do Cabo, as cidades mais atingidas, recebeu uma quantidade menor de óleo nas praias.  A certificação da Praia do Peró no Programa Bandeira Azul jamais esteve ameaçada. Mesmo assim, nossa coordenação tomou todas as medidas necessárias por precaução, e teve todo o apoio da Coordenação Nacional.  Agora vamos aproveitar da melhor forma possível a capacitação e os equipamentos que nos serão entregues e formar uma brigada contra esse tipo de acidente. A Praia do Peró, finalmente, está pronta para receber os cabo-frienses e os turistas de todo o Brasil, com a certeza de qualidade na água, na areia e na acessibilidade”, afirmou o coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Mario Flavio Moreira.

Veja também

Selo Ouro do Prêmio WSO Angels reconhece a eficácia do protocolo de atendimento de emergência adotado pelo hospital em São Gonçalo
às
Portaria suspende bloqueio por 6 meses a contar de janeiro deste ano
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias