Inaugurado em dezembro do ano passado com o objetivo de oferecer cursos técnicos, graduações e especializações ligadas a gestão e negócios, tecnologia e meio ambiente, o campus Niterói doInstituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) , no Sapê, passará a oferecer cursos de pós-graduação em gestão de serviços, gestão deprojetos ambientais e em tecnologias educacionais a partir do ano que vem. O edital para será divulgado em agosto deste ano, e os aprovados iniciarão suas aulas em fevereiro de 2020.
O campus tem dois pavimentos com um total de 20 salas de aula, além de laboratórios, biblioteca, auditório e quadra esportiva. A expectativa da direção é seguir um planejamento de implementação gradual de cursos ao longo dos anos. Segundo o diretor da unidade, Eudes Pereira, as especializações serão destinadas a alunos formados nos cursos de Administração e Engenharia de Produção, graduações que também serão oferecidas na instituição a partir de 2021:
— As vagas do edital que será lançado em junho serão preenchidas por meio de concurso público. Até 2021, pretendemos atingir a plena capacidade do campus, que é de 1.600 estudantes, contemplando cursos técnicos, ensino médio, graduações e pós-graduações — conta o diretor.
O campus também está com inscrições abertas para o curso técnico de administração. São 72 vagas, e os interessados podem se inscrever até o dia 7 de maio no portal do IFRJ. A seleção será feita por meio de concurso público, que ocorrerá em19 de maio. As aulas começarão em agosto.
— Neste segundo semestre, as inscrições são para quem deseja cursar apenas o curso técnico em administração, sem ensino médio. No início de 2019, quando a unidade entrou em operação, abrimos 40 vagas para ensino médio integrado ao técnico de informática e mais 40 para o integrado ao curso de administração por meio de sorteio e avaliação curricular. E vamos repetir o mesmo processo todos os anos — diz o diretor, acrescentando que, a partir de 2020, o processo seletivo passará a ser feito por meio de concurso.
Segundo Pereira, nesses primeiros seis meses de funcionamento, a unidade foi muito procurada por alunos de Maricá, São Gonçalo, Itaboraí e Rio.
Fonte: Jornal O Globo
Foto: Fábio Guimarães / Agência O Globo