Casimiro de Abreu recebe 1º Encontro Agroecologia da Região Serramar

às

Nos dias 27 a 29 de abril acontecerá, na praça Feliciano Sodré, em Casimiro de Abreu, o 1º Encontro de Agroecologia da Região Serramar. Com o tema “Tem Veneno na sua Comida?”, os participantes terão a oportunidade de dialogar e refletir com os agricultores familiares, camponeses, trabalhadores rurais, técnicos e pesquisadores sobre o modelo agrícola dominante baseado no agronegócio e suas implicações agrárias para a saúde humana e o Meio Ambiente.

De acordo com os organizadores, o evento acontece em um momento importante de diálogo com a sociedade. “No Congresso Nacional, há dois projetos de lei que requerem atenção popular. Um deles é o PL 6299/2002, conhecido como Pacote do Veneno, pois altera o marco regulatório de agrotóxicos no País – a Lei federal 7802 de 1989 – e promove maior flexibilização e permissibilidade no processo de liberação de registros de agrotóxicos, com a aprovação de uso de agrotóxicos que já foram, inclusive, banidos em outros países devido às danosas consequências para a saúde humana e ambiental. E o outro é o PL 6670/2016, que trata da formulação de uma Política Nacional para redução de agrotóxicos, a partir de uma atuação mais eficaz dos órgãos de controle da saúde humana e ambiental”, alertaram.

Nos dois primeiros dias do Encontro, 27 e 28, a programação abrange apresentações culturais, atividades infantis e debates em formato de aula pública sobre a conjuntura nacional do uso de agrotóxicos no Brasil, além de oficinas e rodas de conversas.

Na Feira Agroecológica, os visitantes poderão conhecer a diversificada produção de Casimiro de Abreu e das redondezas, comprando diretamente dos agricultores produtos in natura sem veneno, chopp artesanal, entre outras delícias da região. Cozinhas coletivas fornecerão os almoços agroecológicos.

Já o último dia do Encontro, 29, será destinado para planejamento de ações futuras na luta pela valorização de políticas publicas para a produção de alimentos saudáveis. “É um espaço que toda a população deve se sentir sensibilizada e convidada a participar e ajudar a construir”, sentenciaram os organizadores.

O encontro é promovido pela Fiocruz em parceria com a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, o Inca, a Articulação de Agroecologia da Região Serramar, a prefeitura de Casimiro de Abreu, entre outras instituições e organizações.

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias