Uma forte ressaca devido às mudanças climáticas nos últimos dias assustou moradores do bairro Cidade Praiana, em Rio das Ostras. Devido a força das ondas, o mar na Praia do Abricó avançou na faixa de areia e chegou a invadir o quintal das casas mais próximas à orla, neste domingo (19). Segundo moradores, obras de revitalização chegaram a ser feitas no local em 2018, mas não conseguiram resolver o problema.
“Essa é a segunda vez que vejo uma situação como essa. Em 2011 entrou até a porta da casa da minha filha”, relatou Claudia Coelho, moradora do bairro há cinco anos. Segundo moradores, o problema é recorrente no local há, pelo menos, uma década. Em nota, a prefeitura de Rio das Ostras afirmou ter promovido obras em 2018 em caráter emergencial e que já constatou a necessidade de mais intervenções no local, que já teriam sido iniciadas.
A Prefeitura comunicou, ainda, que a Secretaria de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas vai realizar uma vistoria no local para averiguar a necessidade de mais intervenções.
Ressaca
De acordo com a Marinha do Brasil, há um ciclone em alto mar a cerca de 400km da costa fluminense, que se formou neste domingo (19), alterando a força do mar na localidade. A previsão é de ondas entre 3 e 5 metros de altura, entre a costa de São Sebastião, em São Paulo, e Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro.