Foi confirmado nesta quarta-feira (5), durante uma audiência pública da Secretaria de Saúde, a ocorrência de um caso de gripe H1N1 em Maricá. A informação foi dada pela secretária municipal de saúde, Simone Costa. A audiência pública de prestação de contas da Secretaria aconteceu na Câmara Municipal da cidade. Segundo a secretária, outras suspeitas de casos também estão sendo analisados.
“O H1N1 está voltando, nós tivemos um caso confirmado e vários casos em análise. A gente tem que se prevenir, como a gente se preveniu em 2018″, pontuou Simone Costa, destacando a necessidade da prevenção contra a doença, que considera negligenciada pela população. “Todo mundo tinha medo, todo mundo andava de janela aberta, todo mundo usava álcool em gel, e hoje em dia, eu falo que ninguém está se prevenindo em relação ao H1N1”, disse.
No final do mês de maio, o número de óbitos em decorrência da gripe H1N1 subiu para 20. Foram registradas duas mortes em São Gonçalo, Rio de Janeiro e Nova Iguaçu, cada, e um caso nas cidades de Angra dos Reis, Armação de Búzios, Barra do Piraí, Cabo Frio, Duque de Caxias, Miguel Pereira, Niterói, Nova Friburgo, São João de Meriti, Petrópolis e Rio das Ostras. Recentemente, a cidade de Rio Bonito registrou um caso de morte pela doença. A Prefeitura de Campos dos Goytacazes também relatou a ocorrência de dois óbitos, que ainda não foram contabilizados pela Secretaria de Estado de Saúde.
Campanha de vacinação
Devido a baixa procura pela vacina pelo público-alvo, a Secretaria de Estado de Saúde decidiu pela prorrogação da campanha de vacinação contra a Influenza, até o dia 15 de junho. A vacina protege contra os três tipos de gripe, incluindo a H1N1. Em Maricá, todos os postos de saúde da cidade estão aplicando a vacina.