Secretaria Estadual de Saúde confirma morte por H1N1 em Rio Bonito e outras cidades da Região dos Lagos

às

Foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro a ocorrência de mortes em decorrência de H1N1 em Rio Bonito e também nas cidades de Búzios e Cabo Frio. Em todo o Estado, a Superintendência de Vigilância Epidemiológica registrou, até agora, 77 casos da doença, 18 deles com óbito. A campanha de vacinação contra este e outros tipos de gripe foi estendida para o dia 15 de junho em todas as cidades do Estado do Rio por não ter alcançado a meta de vacinação. Ainda não foram divulgados mais detalhes sobre as mortes.

Os municípios de Petrópolis, São João de Meriti e São Gonçalo também registraram óbitos em decorrência da H1N1; duas em cada cidade. Angra dos Reis, Barra do Piraí, Caxias, Miguel Pereira, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Rio das Ostras e a capital fluminense registraram uma morte.

A Secretaria de Saúde de Rio Bonito prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 15 de junho. Em todo o Estado do Rio, a procura da população pelos postos está muito abaixo do esperado, em torno de 54%, conforme informação do Ministério da Saúde (MS). O mesmo acontece em Rio Bonito onde a vacinação está em torno de  60% do público alvo.

Público alvo

A meta é imunizar cerca de 90% das contra a gripe, como crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos, profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. A campanha, que começou no dia 10 de abril, também vai imunizar professores da rede pública e privada.

Segundo a Coordenadora de Imunização da secretaria de Saúde,  Jane Lima, a meta é vacinar 18,4 mil pessoas em todo o município. Mas até o momento apenas 60% fizeram a imunização.

“É fundamental que as pessoas se vacinem neste momento para estarem protegidas com a chegada do inverno, quando os diversos vírus da influenza começam a circular com maior intensidade”, alertou. A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito após aplicada e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Sintomas – Pessoas com gripe podem apresentar febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração (cansaço extremo).

Como se prevenir – A vacinação contra a gripe é a forma mais eficaz de evitar a doença, mas pequenas ações no dia a dia também podem ajudar, como manter as mãos sempre limpas, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

Veja também

18 profissões regulamentadas de natureza científica, literária ou artística, terão menos impostos após o projeto de regulamentação
às
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou na manhã desta quinta-feira (25/04) o Jardim de Infância
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias