O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) terá um mutirão para cadastrar a biometria de eleitores em algumas das cidades do interior do Rio. A ação vai ocorrer em municípios das regiões Serrana, dos Lagos, Norte e Noroeste Fluminense (veja a lista das cidades abaixo). Os eleitores deverão comparecer aos postos de atendimento no sábado (31), das 9h às 15h. Segundo o TRE, 6.066.493 eleitores do Estado do Rio ainda não fizeram a biometria.
“Com esse mutirão, procuramos facilitar a vida dos eleitores que têm pouco tempo nos dias úteis. É uma oportunidade para eles comparecerem aos postos de atendimento e fazerem a biometria”, disse o presidente do TRE-RJ, desembargador Carlos Santos de Oliveira.
Documentos necessários
Para fazer o cadastramento, o eleitor deverá levar documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência (até três meses de emissão) e o título de eleitor. Caso o algum nome esteja abreviado na identificação, outro documento oficial contendo o nome completo por extenso deve ser apresentado.
Se o eleitor tiver dúvida se precisa fazer a biometria poderá fazer a consulta no site do TRE-RJ ou pelo telefone (21) 3436-9000.
E se o eleitor não fizer a biometria?
Segundo o TRE, o eleitor que não fizer a biometria dentro do prazo poderá ter seu título cancelado, impedindo de votar, receber benefícios sociais, como o Bolsa Família, obter passaporte, ser empossado em cargo público ou de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
O eleitor, também poderá ter dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa.
Veja a lista dos municípios:
Norte Fluminense
- Carapebus
- Cardoso Moreira
- Conceição de Macabu
- Quissamã
- São Fidélis
Noroeste Fluminense
- Bom Jesus do Itabapoana
- Cambuci
- Italva
- Itaocara
- Laje do Muriaé
- Miracema
- Natividade
- Porciúncula
- Varre-Sai
Região Serrana
- Cantagalo
- Carmo
- Cordeiro
- Macuco
- Santa Maria Madalena
- São José do Vale do Rio Preto
- Sumidouro
Região dos Lagos
- Arraial do Cabo
- Iguaba Grande
- Silva Jardim
Fonte: G1/Região dos Lagos