Espaço Cultural é inaugurado em Rio Bonito

às

Um espaço convidativo e repleto de conhecimento. É assim a Sala de Estudos José Lavaquial Biosca, inaugurada, no último dia 7, na Chácara União, na Mangueirinha, em Rio Bonito. Idealizado pelo desembargador Carlos José Martins Gomes, o novo espaço cultural tem por objetivo inserir a leitura, cada vez mais, no cotidiano dos estudantes. A sala de estudos fica na Biblioteca Padres Germano e José de Menezes, religiosos comprometidos com a educação.

“A leitura é peça primordial para o processo de aprendizado dos alunos e na formação do indivíduo. Com esse espaço vamos promover cada vez mais o hábito da leitura na infância, ajudando, assim, a despertar nas crianças o senso crítico, além de auxiliar o aprendizado e desenvolvimento social”, disse o desembargador Carlos José durante a cerimônia de inauguração.

O espaço conta ainda com uma biblioteca repleta de livros de literatura, história e filosofia, além de diversas obras jurídicas, romances e sobre doutrina espírita e religião em geral. Prestigiando o evento, o desembargador Lindolpho Marinho, da 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, elogiou a iniciativa do colega. “Que mais iniciativas como essa possamos ver por aí. Mais pessoas trabalhando pela educação e cultura dos nossos jovens. Um país que não investe em educação não vai a lugar algum. Parabéns por esse espaço e que ele possa gerar muitos frutos”, disse.

Neto do homenageado, José Lavaquial Neto fez questão de agradecer a iniciativa. “Está sendo uma homenagem muito linda. É muito gratificante ver que o trabalho do meu avô fez e continua fazendo diferença na vida das pessoas. É muito bacana ver esse reconhecimento, ainda mais através de uma sala de estudos onde centenas de jovens poderão aprender e se desenvolver ainda mais”, afirmou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Homanageado

Ao falecer com 92 anos, em 1988, o professor Lavaquial havia dedicado 70 anos à Educação. Ele foi o mestre de várias gerações que, sob sua elevada e enérgica direção, frequentaram o famoso Colégio de Pádua, em Santo Antônio de Pádua, onde a mãe do desembargador Carlos José Martins Gomes, Anita Navega, se formou no curso normal. Lavaquial acreditava que a educação servia ao progresso material e com maior força ao desenvolvimento espiritual do homem em busca de Deus.

O evento contou ainda com a presença do desembargador aposentado Ademir Pimentel, da nora do homenageado, Teca Lavaquial, do general Camilo Martins Gomes, da vice-prefeita Rita de Cássia Martins Borges e vários convidados, que foram recepcionados com um coquetel.

Veja também

O evento acontece na próxima sexta-feira (4), às 14h, na sede da Prefeitura
às
Segundo os policiais, as drogas tinham como destino comunidades da capital fluminense
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias