Em tempos de incerteza e preocupação com a pandemia, o que começou como uma história triste para Patrícia Carvalho Ribeiro, proprietária do “Churros da Tia”, está se desenhando para ter um final feliz. O trailer utilizado pela autônoma para vender os famosos churros na cidade de Rio Bonito se incendiou depois de um curto-circuito na noite desde domingo (10), colocando em risco sua principal fonte de sustento, sobretudo em meio ao isolamento devido ao coronavírus.
A situação chamou a atenção de moradores e pessoas públicas da cidade, que ao longo do dia se mobilizaram para divulgar o ocorrido. Com o rápido alcance da causa, em poucas horas, a Vakinha criada por Patrícia arrecadou mais de R$ 11 mil dos R$ 15 mil necessários para a continuidade do negócio que mantém em Rio Bonito há 18 anos, na Rua XV de Novembro, no Centro da cidade.
“Esse é o valor necessário pra gente colocar todo o trailer de pé. A gente espera conseguir, e isso tá sendo muito importante. As pessoas estão se solidarizando, muita gente postando. A gente tá muito feliz pela ajuda de todo mundo”, disse a filha de Patrícia, Jhoana Ribeiro.
No recado que está circulando as redes sociais, a Tia dos Churros explica que, com o isolamento social imposto em controle ao Covid-19 a levou a trabalhar na porta de sua casa por meio do serviço de entregas. A venda dos churros gourmet – uma versão incrementada dos famosos doces com chocolate e doce de leite – tem ajudado a família de Patrícia a se manter, principalmente após seu marido ser dispensado do trabalho.
“Hoje trabalhando, um curto superaqueceu o óleo da fritadeira e as chamas rapidamente tomaram conta de tudo. Agora sem o meu meio de trabalho e meu esposo desempregado, estamos numa situação impossível de recuperar. Sem nenhuma reserva financeira, não tenho como reconstruir e nem como manter minha família”, diz o comunicado.
Um dos principais responsáveis pelo engajamento da campanha de apoio ao Churros da Tia é o artista riobonitense Andrezinho Shock. O link da arrecadação publicado em seu perfil no Facebook teve mais de 200 compartilhamentos. Além das postagens, Andrezinho também anunciou a realização de uma live musical em suas redes sociais nesta quarta-feira, dia 13, para arrecadar mais fundos em prol da campanha, com o cantor João Paulo de Azevedo Santos e o músico Matheus Oliveira, e participações do DJ Class e do DJ Leandro Peixoto.
O artista, que é amigo de longa data de Patrícia, falou sobre a iniciativa e o que o motivou a ajudar através de seu alcance. “Eu conheço a Tia há muitos anos. Nossa amizade começou há mais de 18 anos. Eu via a luta dela, como ela via a minha, acompanhei a história dela de perseverança. É uma mulher que pra nós, riobonitenses, é um exemplo. Trabalhadora, guerreira, humilde. Eu faria isso por qualquer outra pessoa que fosse honesta, mas com a Tia eu tenho essa amizade, então me emocionei muito”, conta Andrezinho Shock.
“Choro toda hora que abro a Vakinha e vejo que está chegando no valor. A gente faz pelas pessoas do bem, mas a população abraçou por saber quem é ela, a luta dela, e saber que ela não é merecedora de passar por essa situação, mas que é merecedora de reconstruir seu trailer, sua fonte de renda. A população está dando aula de amor ao próximo, empatia, compaixão e respeito. Rio Bonito se uniu mais uma vez para mostrar que, juntos, somos mais fortes”, disse.
Até o momento, 207 pessoas já contribuíram com a Vakinha, que pode ser acessada neste link. Na página do Instagram do Churros da Tia também há outras formas de ajudar, como por meio do depósito bancário.