Na madrugada desta terça-feira (11), o prefeito de Duas Barras, Luiz Carlos Lutterbach, de 55 anos, faleceu vítima de Covid-19. Lutterbach foi diagnosticado com o vírus no dia 23 de julho, mesmo dia em que o prefeito de Teresópolis,Vinícius Claussen, também testou positivo. Mas o estado de saúde de Lutterbach se agravou. O prefeito estava internado no Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, desde o final de julho.
Lutterbach foi internado respirava com a ajuda de aparelhos, segundo a Prefeitura de Duas Barras, desde o dia 30. O município informou ainda, por meio de nota divulgada nas redes sociais, que a infecção pulmonar estava sendo tratada, mas que todas as outras funções do organismo dele continuavam normais.
O estado de saúde do prefeito Luiz Carlos era considerado estável, segundo a nota. Ele foi transferido para o Hospital São José do Avaí, em Itaperuna, após fazer uma tomografia computadorizada que detectou o comprometimento de seus pulmões.
De acordo com a assessoria de comunicação do município, o estado de saúde do prefeito se agravou nesta segunda-feira, 10. O vice-prefeito Fabrício Ayres, que havia assumido de forma interina, continuará no cargo como chefe do Executivo.
Antes de iniciar mais uma sessão nesta terça-feira, a Câmara de Vereadores de Nova Friburgo fez um minuto de silêncio em homenagem ao prefeito de Duas Barras. O sucessor de Lutterbach decretou luto oficial de oito dias no município. Lutterbach deixa esposa e três filhos.
Medidas enérgicas no combate ao Covid-19
Em março, a Prefeitura de Duas Barras resolveu tomar uma medida drástica para evitar que as pessoas circulassem pelas ruas desnecessariamente. Lutterbach mandou virar ao contrário os bancos de madeira da Praça Governador Portela, a principal da cidade, e também instalou tanques, álcool gel, sabão e papel toalha para que as pessoas possam lavar as mãos no espaço urbano, além de montar barreiras sanitárias nas entradas da cidade. As medidas foram aprovadas pelos moradores, apesar de alguns acharem um exagero.
Duas Barras tem 83 casos confirmados e dois óbitos por Covid-19, segundo o mais recente boletim oficial, divulgado nesta segunda.
“Ele se dedicou tanto à Saúde do município, mas não se cuidou o suficiente”, comentou uma moradora.