As Delegacias Distritais e Especializadas dos Departamentos Gerais de Polícia da Capital (DGPC), Baixada (DGPB), Interior (DGPI), Especializadas (DGPE) e de Homicídios (DGHPP) estão nas ruas desde às 5h desta terça-feira (25) na OPERAÇÃO ESPOLIADOR III, para cumprimento de mandados de prisão de foragidos da Justiça por crimes de roubos em todas as suas modalidades e de receptadores.
A ação, que está em sua terceira edição, desta vez ocorre em todas as regiões do Estado. Até o momento 232 pessoas foram presas.
Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça após inquéritos policiais concluídos pelas delegacias distritais e especializadas, e levantamento feito pela DC-POLINTER.
As investigações realizadas apontam que boa parte dos roubos praticados são fomentados por traficantes que exploram a venda de drogas em comunidades e, para auferirem mais lucro, emprestam armas para a prática de roubos de cargas, de veículos, a transeuntes, a residências, a instituições financeiras e a estabelecimentos comerciais.
De acordo com dados de investigação e de inteligência, o crime organizado (tráfico e milícia) é responsável por pelo menos 79% dos roubos de veículos na Capital; 73% na Baixada e 84% em Niterói e São Gonçalo.
Em relação aos roubos de cargas, o crime organizado tem participação em pelo menos 65% dos roubos na Capital, 64% na Baixada e 62% em Niterói e São Gonçalo.
A ação de hoje também visa a prisão de receptadores, que são responsáveis por adquirir o produto dos roubos praticados e estimular essa prática criminosa, e a prisão de latrocidas, que acabam matando a vítima por ocasião do roubo.
Em 2019 foram indiciados pelas delegacias da Polícia Civil 12.587 roubadores, um aumento de 18,8% em relação a 2018. No mesmo ano foram presos 2.135 roubadores (sendo que a maioria figura em vários inquéritos policiais), um aumento de mais de 100% em relação a 2018, o que contribuiu sobremaneira para a queda dos índices de roubos em geral.
Em 2020 os índices de roubos continuam em queda.
ROUBO DE RUA – jan a jul 2020 x jan a jul 2019 – redução de 42%;
ROUBO DE VEÍCULO – jan a jul 2020 x jan a jul 2019 – redução de 37%;
ROUBO DE CARGA – jan a jul 2020 x jan a jul 2019 – redução 34%.
Nos vídeos abaixo é possível ver a vida de luxo que esses criminosos levavam: