Alunas da Faetec Niterói são premiadas por medidor de temperatura via Wi-Fi

às

Três alunas da Faetec Henrique Lage, em Niterói, venceram a XIV FECTI, que é a maior feira de ciências voltada para a Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro. O prêmio foi para um dispositivo criado para medir a temperatura via wi-fi. Ana Beatriz Pimenta, de 17 anos, uma das idealizadoras do projeto, junto a Millena Santos, 17, e Ana Clara Antunes, 18, tiveram a ideia a partir da necessidade de verificação da temperatura, já que a febre é um dos principais sintomas da covid-19.

“Muitos indivíduos não são capazes de aferir sua própria temperatura, seja por alguma deficiência ou até mesmo por falta de conhecimento. Por isso, acreditamos que o dispositivo ajudará a identificar a presença do sintoma em pessoas que precisam de um cuidado especial e nem sempre estão sob a supervisão de alguém”, avalia a aluna Ana Beatriz Pimenta

As meninas foram indicadas para participar, em março, da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace), da Universidade de São Paulo (USP).

Agora elas vão se dedicar a quatro projetos com temática que trata de saúde, meio ambiente e tecnologia. Dentre os projetos, o medidor é a grande aposta já que consegue diagnosticar se a pessoa está com febre e envia a informação em tempo real para um smartphone cadastrado.

“O equipamento funciona por meio de um sensor. Após a medição do usuário, a informação é enviada para a nuvem. E com um aplicativo conectado a uma rede Wi-Fi, o responsável é avisado sobre a temperatura corporal em qualquer lugar em que esteja. Um alarme será soado caso o usuário apresente febre”, esclarece a estudante do 3º ano do curso Técnico em Eletrônica.

Para o presidente da Faetec, João Carrilho, o dispositivo surge em boa hora. “Essas jovens tiveram uma ideia brilhante e que vai provocar o interesse de usuários e profissionais de saúde. Afinal, o monitoramento do sintoma hoje é fundamental para detecção de diversas doenças. É um orgulho enorme ter em nossa rede de ensino jovens tão criativas e dedicadas a solucionar os problemas do nosso cotidiano”, avalia.

Veja também

Corpo da criança foi encontrado em avançado estado de decomposição após denúncias de vizinhos sobre odor forte e ausência das duas desde o Natal
às
Serginho (PL) fez o comunicado nas redes sociais da Prefeitura. Dívidas deixadas pela ex-prefeita Magdala Furtado chegam a R$ 1,4 bilhão.
às
Homem é padrinho da menina e mora na mesma rua da família da menor. Ele foi preso no fim da tarde de domingo (5)
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias