Vacinação de pessoas com deficiência no Rio não chega a 5% da população estimada

às

Enquanto a vacinação de pessoas com comorbidades no município do Rio chegou a 41,3% da população estimada, a imunização de pessoas com deficiência ainda cobre apenas 4,5% deste grupo na cidade, segundo dados desta quarta-feira. Pelo calendário, esse público-alvo (acima de 18 anos) terá até o próximo dia 29 para receber a primeira dose. O secretário de Saúde do município Daniel Soranz acredita que a defasagem no número total de pessoas com deficiência no Rio de Janeiro, baseado no último Censo Demográfico do IBGE, de 2010, pode ser uma das justificativas para o baixo percentual.

— Não é que o ritmo esteja baixo, a procura está baixa. Mas, pode ser que o Censo esteja desatualizado, porque já se passaram mais de 10 anos. Então esse número de comorbidades e pessoas com deficiência pode ser na realidade menor do que é — afirmou o secretário.

Segundo a Secretaria municipal de Saúde (SMS) do Rio, há na cidade uma estimativa de 750.914 pessoas com comorbidades, das quais já foram vacinadas com a primeira dose 309.952 (41,3%). Já em relação ao número de pessoas com deficiência, de acordo com a pasta, a estimativa é de 209.746 indivíduos.

Deste segundo grupo, a prefeitura já imunizou 6.648 pessoas com a primeira dose que, somadas às 2.843 maiores de 18 anos com autismo, síndrome de Down e paralisia cerebral — vacinadas no município pelo governo estadual — chegam a 9.491. Com base nos dados, este número representa apenas 4,5% do total estimado de pessoas com deficiência na capital.

Nesta quinta-feira, dia 20, aqueles com 40 anos, pela manhã, e com 39 anos, pela tarde, pertencentes a estes grupos podem se vacinar. Esse calendário segue até o dia 29 de maio, quando serão contemplados todos acima de 18 anos. Com isso, na segunda-feira, dia 31, a prefeitura retomará a imunização baseada apenas no critério etário, começando com as mulheres de 59 anos.

Veja também

Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que proposta para "barrar" uso do benefício social em sistemas de apostas online ainda está sendo elaborado
às
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Engenharia Viária (Sectran), fará algumas interdições neste domingo
às
Rio Bonito recebeu nessa quinta-feira (16) uma equipe de 10 guias de turismo da cidade do Rio de Janeiro, O objetivo da visita
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias