Pré-Enem Popular ajuda estudante maricaense a obter vaga para curso superior em Portugal

às

Mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, uma ex-aluna da rede municipal de ensino de Maricá e do Pré-Enem Popular Iara Iavelberg mostra que o investimento municipal na Educação abre caminhos sem limites. Ela, que sempre teve ótimo desempenho na vida escolar, agora continuará os estudos com uma bolsa em Portugal a partir de outubro. Desirée da Silva Policarpo tem 24 anos, mora no Flamengo e teve toda a sua vida escolar na educação pública, tendo cursado o ensino fundamental no C.E.M. Joana Benedicta Rangel, no Centro. Após concluir o ensino médio, ela se inscreveu no curso preparatório oferecido pela Prefeitura e conquistou, através da nota obtida no Enem, uma bolsa de estudos de 50% na Escola Superior do Porto, onde vai cursar Arquitetura com o mestrado integrado à graduação.

A matrícula da estudante está na fase da entrega de documentos e ela terá também de defender uma tese, cujo tema já foi escolhido: “Arquitetura Sustentável e Minimalista”. Desirée afirma que, principalmente, a atenção recebida dos professores e da coordenação do Pré-Enem foi essencial para que ela estivesse bem preparada.

“Todos me ajudaram muito no que eu tive dificuldade, principalmente em Matemática, e consegui me superar. Eles estavam o tempo todo do nosso lado para esclarecer o que quer que fosse, até na hora de me candidatar para este curso em Portugal. Por causa da pandemia, tive de estudar remotamente e mesmo assim toda a equipe estava o tempo todo à disposição, realmente se importavam com a gente”, exaltou Desirée, que chegou ao curso na Europa através do Salão do Estudante, indicado pelos professores.

A secretária de Educação de Maricá, Adriana Costa, chama a atenção para outro aspecto: o resgate de alunos como Desirée, que iniciaram seus estudos na rede pública de Maricá. “Muita gente que hoje está no Pré-Enem Popular e que cresceu na cidade passou pela nossa rede desde a educação infantil até os anos finais, uma sequência só interrompida pelo ensino médio, que é de responsabilidade do governo estadual. Boa parte desse grupo retornou através do preparatório para que nós déssemos o toque final em sua preparação para a universidade, e com voos bem altos como o dessa aluna, que nos deixa muito orgulhosos do nosso trabalho”, afirmou Adriana.

A família ficou dividida entre o orgulho e a expectativa pela viagem da caçula, que tem outros dois irmãos. De acordo com a mãe, a artesã Cátia Cristina Policarpo, a conquista da vaga em Portugal foi um esforço inteiramente da filha. “Ela é uma excelente filha e eu sempre disse que ela deveria criar suas próprias asas, desde que ela seja uma pessoa boa, do bem”, garante a mãe, que tem 53 anos.

Para o coordenador do Pré-Enem Popular Iara Iavemberg, William Campos, o sucesso de Desirée Policarpo vai ajudar muita gente a saber que pode estudar no exterior através da nota do exame nacional. Ele lembrou, porém, que ela não foi a primeira aluna oriunda do preparatório a obter uma vaga naquele país.

“Em 2018 tivemos a Stefany Araújo, que conseguiu também uma bolsa de 50% no curso de Gestão Marinha e Costeira, na prestigiada e tradicional Universidade de Algarves. Desirée é mais um exemplo que vai mostrar que isso é possível a todos. Eu comparo esse feito como equivalente a obter o primeiro lugar em uma universidade pública aqui no Brasil. Para nós, é uma imensa felicidade”, comemorou William ao ressaltar que, mesmo durante a pandemia, o Pré-Enem aprovou mais de 40 estudantes para essas instituições.

 

 

Veja também

Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que proposta para "barrar" uso do benefício social em sistemas de apostas online ainda está sendo elaborado
às
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Engenharia Viária (Sectran), fará algumas interdições neste domingo
às
Rio Bonito recebeu nessa quinta-feira (16) uma equipe de 10 guias de turismo da cidade do Rio de Janeiro, O objetivo da visita
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias