A Prefeitura de Rio Bonito divulgou mudanças nas estruturas físicas da administração municipal. Segundo a Secretaria de Comunicação, a Secretaria de Fazenda e Finanças está sendo reestruturada e passou a funcionar também no Centro Administrativo, na Praça Cruzeiro, além do local já conhecido, no Centro da cidade. Na Praça Cruzeiro, já está funcionando a parte administrativa da pasta, composta pelos setores de Contabilidade, Empenho, Tesouraria e gabinete do secretário. De acordo com a Prefeitura, futuramente, também estará de mudança os setores de Cadastro Imobiliário e Mobiliário, Fiscalização (Atividades Urbanas e Tributária) e Cobrança Administrativa Amigável que serão responsáveis pelas análises e andamento dos processos administrativos.
Os setores que ficarão no Centro, ou seja, todos os serviços de atendimento aos contribuintes, (IPTU), ISS, Alvará, cadastro imobiliário, orientação fiscal, entre outros, ocuparão somente o primeiro andar. Por esse motivo, os demais andares devem ser ocupados pela Secretaria de Turismo e Cultura e pela Biblioteca Municipal.
Segundo a Prefeitura, essas mudanças fazem parte do projeto de desburocratização dos serviços públicos oferecidos pelo município, que já implantou a emissão de Alvará Eletrônico e em breve, deve iniciar o Alvará Automatizado, que permitirá a liberação em tempo real de novas empresas, sem abertura de processo administrativo e sem que o contribuinte precise se deslocar até a Prefeitura.
Segundo o secretário de Fazenda, Marco Aurélio Correia Alves, a Prefeitura de Rio Bonito já vem atualizando o Cadastro Mobiliário do município, visando combater a evasão e a sonegação fiscal. Além disso, modificou no início do ano, a forma de distribuição dos carnês do IPTU para evitar aglomerações durante a pandemia e facilitar o acesso dos contribuintes mais distantes.
“Depois de fazermos uma análise dos nossos serviços, resolvemos dividir a secretaria de Fazenda e Finanças em duas áreas: administrativa e atendimento ao público para dar mais celeridade aos trâmites internos, mas mantendo a praticidade no atendimento à população. Com essas mudanças, vamos conseguir ter mais agilidade e eficiência na parte administrativa, principalmente na celeridade de análise de processos visto que não haverá atendimento no Centro Administrativo. Quanto a área de atendimento, terá seu foco na orientação do munícipe, a fim de buscar meios de solucionar todas as suas demandas, e futuramente também será modernizada”, afirma o secretário de Fazenda.
Na prática
Para o contador Valdemir Siqueira, na prática, a mudança não fará diferença para os contadores, mas para os contribuintes, a história pode ser outra. “Como profissional, não vejo dificuldade, vejo do contribuinte que não tem acesso, não tem carro e que pode precisar se deslocar pra lá. Mas a gente, que já tem serviços que já estão lá, não acho que vai mudar muita coisa. O contribuinte vai mais para resolver questões de IPTU e Alvará, quando tem processo, geralmente é terceiro vai, advogado ou contador”, analisou Valdem
Lívia Louzada