Programa Segurança Presente em Niterói terá aumento de 160 agentes e será custeado pelo Governo do Estado

às

O Governo do Rio anunciou a ampliação do Programa Segurança Presente em Niterói, na Região Metropolitana, e o custeio do serviço pelo Estado. O lançamento ocorreu, nesta sexta-feira (3), no Batalhão do Centro de Niterói. Durante o evento, também foi divulgada a implantação do Programa Bairro Seguro na cidade e a revitalização do Complexo Esportivo Caio Martins.

Agora o Programa Segurança Presente passa a atender também a região de Pendotiba e vai ter um aumento de 160 agentes. O porta-voz da iniciativa, capitão Hugo Coque, explica que, por dia, um total de 380 policiais vão estar ruas.

Segundo o Governo do Rio, a nova fase da operação vai também vai contar com serviço social, focado nas ações com a população mais vulnerável.

O Programa Segurança Presente em Niterói teve início há quatro anos, com recursos da cidade, a partir de um convênio com a Prefeitura. Segundo o Município, 60% dos policiais estavam sendo pagos pela Prefeitura por meio de parcerias. Com o projeto, a cidade alcançou os menores índices de criminalidade dos últimos 20 anos.

A mudança do custeio ocorreu por decisão do Governo do Rio. Segundo a Procuradoria Geral do Estado, o Município não pode fazer o pagamento do efetivo, porque a competência do programa não é da Prefeitura.

O secretário estadual de Governo, Rodrigo Bacelar, negou que haja interesse político.

Ainda segundo o Governo, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde também há uma parceria do Município no programa, não haveria o mesmo problema, já que a Prefeitura só seria responsável apenas pelo abastecimento e locação das viaturas.

O Governo também disse que vai usar as câmeras do Centro Integrado de Comando e Controle, ao invés dos equipamentos do Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói. A expectativa é que mais câmeras sejam instaladas e drones também sejam usados. A Prefeitura de Niterói disse que os recursos do município vão ser aproveitados em ações do Pacto Niterói Contra a Violência.

 

Crédito: Band News FM Rio

Veja também

Desta vez, o projeto chega ao 2º distrito da cidade, em Boa Esperança, no Ambulatório Municipal de Boa Esperança, o “Esperanção"
às
A homologação do processo está prevista para o dia 27 de novembro, quando todos conhecerão os eleitos.
às
Por determinação de Cláudio Castro, Rafael Picciani deve retornar ao cargo na Alerj
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias