Prefeitura de Maricá abre inscrições para cursos gratuitos na área de audiovisual

às

A Prefeitura de Maricá abre nesta segunda-feira (06/09) as inscrições para cursos gratuitos de capacitação e aperfeiçoamento na área audiovisual. Os interessados têm até o dia 15 de setembro para realizar o cadastro.

Ao todo, serão mais de 300 vagas distribuídas em 19 cursos oferecidos gratuitamente e de forma totalmente virtual, através da Tambellini Filmes. O início das aulas será em 18 de setembro.

Os cursos, que têm carga horária variando entre 6 e 24 horas, são preferenciais para os moradores de Maricá, mas estão abertos a pessoas de outras localidades, uma vez que ocorrerá por meio de plataforma digital.

Os links para acesso às aulas serão disponibilizados aos alunos pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição. Vale lembrar que somente aqueles que completarem 75% da carga horária poderão receber o certificado de participação. A iniciativa é realizada Secretaria de Cultura e pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).

Como se inscrever

Para participar, o candidato deve acessar o site www.tambellinifilmes.com.br/cursos , preencher os campos e clicar em “enviar”. Outra forma é fazer o download do formulário de inscrição e enviá-lo para o e-mail cursos@tambellinifilmes.com.br. É importante escrever “INSCRIÇÃO” no assunto do e-mail.

A seleção será feita por sorteio no dia 16 de setembro, em local a ser indicado, mediante inscrição online. Os sorteados serão informados via e-mail cadastrado no ato de inscrição. O aluno pode se inscrever em vários cursos, mas não será permitido cursá-los em horários conflitantes.

Os cursos terão 20 vagas cada. Caso haja mais interessados em determinado curso, uma análise do item “Experiência e Interesse no curso” será utilizada como critério de classificação para o preenchimento das vagas disponíveis.

Para o diretor-presidente do ICTIM, Celso Pansera, os cursos ampliam o acesso democrático ao conhecimento e potencializam o aperfeiçoamento dos profissionais já existentes no mercado.

“Maricá tem cada vez mais apostado na diversificação da economia local, incluindo o segmento audiovisual e, dentro desse cenário, a capacitação se torna parte do processo”, destacou. “Pensar numa bateria de oficinas de audiovisual é permitir a capacitação profissional e a inclusão da juventude, como um exercício diário de cidadania. Cinema é um instrumento de transformação social”, acrescentou o secretário de Cultura, Sady Bianchin.

Para ampliar o acesso, o calendário foi planejado para que todas as aulas ocorram à noite e em dias de semana e, em alguns módulos, também aos sábados. Vale ressaltar que os cursos têm horários de aula variados.

“Além de aperfeiçoar o pensamento crítico, as habilidades práticas e o conhecimento de linguagens e técnicas de comunicação, o participante também obterá uma compreensão de uma mídia moderna que o permitirá florescer em qualquer ambiente profissional”, ressalta o cineasta Flávio Tambellini.

Polo audiovisual

A capacitação faz parte de uma Encomenda Tecnológica do ICTIM. O projeto é um estímulo à produção cujos eixos principais são a instalação de polo audiovisual, para produzir conteúdo com criadores e trabalhadores locais, e a abertura de um canal de streaming, que irá compor o Portal Mumbuca, para dar visibilidade à produção e a todo o conteúdo produzido no governo.

No projeto está incluída ainda, a produção do filme “Malês”, uma obra que irá tratar de uma das maiores rebeliões de escravizados da história do Brasil.

A direção será de Antônio Pitanga e terá atores da cidade. A Aula Magna dos cursos, com o anúncio do filme e apresentação do sistema de streaming, terá a presença de Antônio Pitanga e Patrícia Pillar, em 23 de setembro.

Cursos oferecidos:

Produção Audiovisual de A a Z

História e Produção do Cinema brasileiro de baixíssimo orçamento

Introdução ao Roteiro de Longa-Metragem de Ficção

Construindo uma Série de Ficção

Introdução ao Roteiro de Documentário e Série Documental

Introdução ao Roteiro de Curta-Metragem

Direção Cinematográfica

A Experiência do Documentário – Direção em Não Ficção

Cinema Experimental

Assistência de Direção

Continuidade

Direção de arte no Audiovisual

Figurino para o Audiovisual

Cinema Africano

Som no Cinema – Captação, Edição e Mixagem

Era Uma Vez, a Música de Cinema – Trilha Sonora

Introdução à Direção de Fotografia

Introdução à Edição de Imagens e Sons e Colorimetria

Introdução à Teoria e Prática na Edição de Filmes e Séries Documentais

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias