Obras de recuperação do Museu Nacional são iniciadas nesta sexta (12)

às

O Museu Nacional iniciou nesta sexta-feira (12) as obras de recuperação das fachadas e dos telhados do bloco 1, atingido por um grande incêndio em 2 de setembro de 2018.

De acordo com o projeto, a fachada vai se manter igual. O telhado terá algumas partes transparentes para que a luz natural possa entrar no prédio.

Em um evento dentro do museu, representantes do Museu Nacional, da UFRJ, da Unesco e de outras entidades parceiras do Museu Nacional falaram sobre o projeto Museu Nacional Vive.

A iniciativa foi responsável pela aquisição de verbas para as obras, com entidades como o BNDES, a Vale, entre outras.

Entre as medidas, estão a retirada dos laboratórios de dentro do prédio tombado, localizado na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte do Rio.

As obras estão previstas para terminar em 2026. A inauguração do Museu, pelo menos na parte dos jardins, está marcada para 7 de setembro de 2022, dia do bicentenário da declaração da Independência do Brasil.

Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional, classificou o dia do incêndio, em 2018, como um dos momentos mais tristes e dramáticos da história cultural e científica do Brasil. Para ele, no entanto, uma lição foi aprendida:

“Mas estamos aqui hoje virando a página. O museu fica em um dos locais mais belos de nossa cidade, do nosso estado. Aprendemos, da pior forma possível, mas aprendemos. Temos a chance de construir uma instituição que sirva de referência e modelo, não só no Brasil, mas na América Latina”, afirmou.

Crédito: g1.globo.com

Veja também

Entre as novidades do edital, está a inclusão de uma especialidade em inteligência artificial para analista judiciário.
às
Rubro-negro encara o Estudiantes às 21h30, no Maracanã
às
O evento acontece às 14h30, no Museu da Justiça de Niterói, localizado na Praça da República, no Centro de Niterói.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias