Profissionais do magistério de Rio Bonito recebem gratificação tecnológica para atenuar efeitos da pandemia

às

A gratificação tecnológica, uma das ações do Programa Conecta, começa a ser paga hoje (01/12) para os profissionais efetivos do magistério. Os repasses foram organizados de maneira escalonada, cuja segunda etapa será realizada no próximo ano, com pagamento para os profissionais contratados e comissionados.

Há um ano e oito meses, o país era atingido pela pandemia do novo coronavírus. Frentes de trabalho foram afetadas pelo contágio e precisaram suspender suas atividades presenciais, a exemplo das unidades escolares. Os professores adquiriram equipamentos eletrônicos para ministrar as aulas via internet de suas casas.

O Programa Conecta tem como essência ser uma retribuição compensatória às intervenções realizadas pelo profissional com vistas a mitigar os efeitos decorrentes da pandemia em seu local de trabalho, provendo assim, meios necessários para o planejamento e a realização das atividades pedagógicas não presenciais ou híbridas.

“Durante todo o ano de 2020, estive como professor e senti a carência que os alunos, professores e as escolas tiveram em relação à tecnologia. Tivemos que aprender enquanto percorríamos o caminho. Hoje, essa gratificação vem atenuar o trabalho que vem sendo feito por cada profissional diante do cenário atual”, expressou Adalmir Cardoso, secretário de Educação de Rio Bonito.

 

O PAGAMENTO

O Programa Conecta gratifica o profissional em duas cotas. A primeira cota de R$ 2 mil (dois mil reais) é única e tem efeito de contraprestação ao trabalho já realizado ao servidor municipal durante o período de suspensão das aulas presenciais.

Já a segunda, é uma cota mensal de R$ 100 (cem reais) para cooperar com as despesas atuais, como mensalidade de provedor de internet ou materiais de papelaria e impressão. Essa cota mensal será atribuída para os servidores até que a pandemia perdure no Brasil.

QUEM SERÁ BENEFICIADO?

Os profissionais da Rede Municipal de Ensino beneficiados são: Professor I; Professor II; Professor II (D.A); Professor de Braile; Professor de Libras; Professor de Informática Educativa; Auxiliares de Educação Especial; Auxiliares de Educação Infantil; Orientadores Educacionais; Orientadores Pedagógicos; Supervisores; Coordenadores Articuladores; Psicólogos; Assistentes Sociais; Diretores; e, Diretores Adjuntos.

Contudo, profissionais que não estejam em efetivo exercício no âmbito das unidades escolares da Rede Municipal de Rio Bonito e na unidade administrativa da Secretaria de Educação de Rio Bonito, de acordo com o Art. 1 da Lei nº 2461/2021, não serão beneficiados pelo programa, exceto profissionais que estejam em licença maternidade, seguindo orientação da Procuradoria Geral do Município.

Estes profissionais são: cedido sem ônus para o município; readaptado; em convênio de permuta; em licença prêmio; em licença sem vencimento; em licença médica; e, em licença Administrativa.

“Nosso trabalho neste momento é buscar maneiras de reverter o impacto que a pandemia causou em nossas escolas, profissionais e alunos. Nossa gestão visa auxiliar e aprimorar toda a Rede Municipal de Ensino da nossa cidade”, disse o prefeito Leandro Peixe.

 

 

Crédito: Natan Duarte – Assessoria de Comunicação – Secretaria de Educação de Rio Bonito

Veja também

O evento acontece na próxima sexta-feira (4), às 14h, na sede da Prefeitura
às
Segundo os policiais, as drogas tinham como destino comunidades da capital fluminense
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias