Detran realiza operação em Rio Bonito

às

O Detran-RJ realiza em Rio Bonito, na manhã de hoje (21), a Operação Detran Seguro, ação de vistoria itinerante promovida pelo Governo do Estado após o fim dos postos de vistoria do órgão, determinado desde o início do governo de Wilson Witzel. A Operação Detran Seguro teve início no ano passado, com objetivo de averiguar determinados itens nos veículos, como pneus, lataria, vidros, placa de identificação, farol, comandos de seta, aferição de gases poluentes e a documentação do veículo e do condutor.

O sistema funciona de forma semelhante à Operação Lei Seca, com objetivo de manter o trânsito no Estado do Rio mais seguros. A vistoria é feita por agentes requalificados, que realizam a verificação dos itens obrigatórios e também oferecem orientação aos motoristas. De acordo com o Detran, toda a ação é registrada por câmeras que transmitem as imagens simultaneamente para a central de monitoramento localizada na sede do órgão, no Centro do Rio.

A medida foi adotada como forma de prevenção, para dar mais garantia aos motoristas sobre a transparência das operações, que contam, também, com equipes da Educação no Trânsito, que participam da ação orientando os motoristas sobre a importância de manter os veículos em bom estado de conservação. A Operação Trânsito Seguro conta também com a tecnologia OCR, através da qual uma câmera identifica, pela placa do veículo, se há alguma pendência com o sistema do Detran.

Em nove meses de atuação, os agentes do Detran.RJ fizeram 611 operações, aplicaram 17.032 autos de infração e abordaram 29.616 veículos. As infrações mais comuns foram mau estado de conservação do veículo (33,66%), veículo com licenciamento anual em atraso (29.36%), conduzir veículo sem CNH (7,15%), não portar os documentos obrigatórios (3,75%) e conduzir veículo com o lacre de identificação violado/falsificado (3,7%).

A blitz

As ações variam em casos de irregularidade nos veículos. Se o problema for pequeno e puder ser resolvido à curto prazo, o veículo será liberado, porém, o certificado de licenciamento será recolhido. O motorista vai receber um recibo confirmando a entrega do certificado e terá entre três e sete dias úteis para se apresentar ao Detran com o veículo regularizado e receber de volta o CRLV. Porém, caso o veículo não apresente segurança para circular, será apreendido pela operação.

Veja também

Dando sequências às comemorações pelos 191 anos de emancipação político-administrativa do município de Itaboraí
às
As competições do Maricá Skate Fest foram finalizadas no domingo (05/05) na arena montada em Itaipuaçu, cerca de 200 skatistas
às
A contagem regressiva para a inauguração das obras de reforma e ampliação da sede da Prefeitura de Tanguá já começou
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias