Unidades Escolares com conexão à internet chegam a 80% em Rio Bonito

às

Durante os últimos dois anos, a pandemia da covid-19 intensificou o uso de internet em todo o Brasil, seja para entretenimento, trabalho ou educação. Porém, mesmo que o número de domicílios com acesso à internet tenha passado de 71% em 2019, para 83% em 2020, segundo dados da pesquisa TIC Domicílios realizada em 2020, a desigualdade no acesso à internet ainda é grande.

Para minimizar essa desigualdade no município, a Prefeitura de Rio Bonito, através da Secretaria de Educação, já colocou 80% das unidades escolares no mapa digital com infraestrutura necessária para acesso à internet de alta velocidade, que no início do ano, poucas escolas tinham conexão.

Todo o trabalho foi realizado por meio da Política de Inovação Educação Conectada, do governo federal, que tem como objetivo de universalizar o acesso à internet seja por via terrestre ou satélite, como também, fomentar o uso da tecnologia na Educação Básica.

“Nossa cidade é muito diversa com grande área urbana e, principalmente, rural. E levar internet a essas áreas é um desafio que estamos conseguindo realizar com muito planejamento e trabalho”, disse Adalmir Cardoso, secretário de Educação, que garantiu que as escolas localizadas em zonas de difícil acesso receberão o acesso à internet a partir do próximo ano.

O Núcleo de Tecnologia Municipal, da Secretaria de Educação, realizou todo o processo de infraestrutura para que as escolas pudessem receber internet como instalação de access point, roteadores, cabeamento e equipamento eletrônicos. Além de reparos nos computadores e impressoras das unidades.

“É compromisso da nossa gestão trabalhar para que todas as escolas possuam conexão à internet, até as que estão em áreas mais distantes”, reforçou o prefeito Leandro Peixe.

A partir do próximo ano, além estruturar as escolas das zonas de difícil acesso para receber internet, as equipes pedagógicas e gestoras serão capacitadas para utilizar as tecnologias de informação e comunicação nas salas de aulas.

Veja também

Desta vez, o projeto chega ao 2º distrito da cidade, em Boa Esperança, no Ambulatório Municipal de Boa Esperança, o “Esperanção"
às
A homologação do processo está prevista para o dia 27 de novembro, quando todos conhecerão os eleitos.
às
Por determinação de Cláudio Castro, Rafael Picciani deve retornar ao cargo na Alerj
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias