Durante os últimos dois anos, a pandemia da covid-19 intensificou o uso de internet em todo o Brasil, seja para entretenimento, trabalho ou educação. Porém, mesmo que o número de domicílios com acesso à internet tenha passado de 71% em 2019, para 83% em 2020, segundo dados da pesquisa TIC Domicílios realizada em 2020, a desigualdade no acesso à internet ainda é grande.
Para minimizar essa desigualdade no município, a Prefeitura de Rio Bonito, através da Secretaria de Educação, já colocou 80% das unidades escolares no mapa digital com infraestrutura necessária para acesso à internet de alta velocidade, que no início do ano, poucas escolas tinham conexão.
Todo o trabalho foi realizado por meio da Política de Inovação Educação Conectada, do governo federal, que tem como objetivo de universalizar o acesso à internet seja por via terrestre ou satélite, como também, fomentar o uso da tecnologia na Educação Básica.
“Nossa cidade é muito diversa com grande área urbana e, principalmente, rural. E levar internet a essas áreas é um desafio que estamos conseguindo realizar com muito planejamento e trabalho”, disse Adalmir Cardoso, secretário de Educação, que garantiu que as escolas localizadas em zonas de difícil acesso receberão o acesso à internet a partir do próximo ano.
O Núcleo de Tecnologia Municipal, da Secretaria de Educação, realizou todo o processo de infraestrutura para que as escolas pudessem receber internet como instalação de access point, roteadores, cabeamento e equipamento eletrônicos. Além de reparos nos computadores e impressoras das unidades.
“É compromisso da nossa gestão trabalhar para que todas as escolas possuam conexão à internet, até as que estão em áreas mais distantes”, reforçou o prefeito Leandro Peixe.
A partir do próximo ano, além estruturar as escolas das zonas de difícil acesso para receber internet, as equipes pedagógicas e gestoras serão capacitadas para utilizar as tecnologias de informação e comunicação nas salas de aulas.