Copa de Xadrez: competição vai reunir famílias e amantes do esporte em Rio Bonito

às

Os amantes do xadrez têm encontro marcado durante a Copa Rio Bonito de Xadrez, que acontece no dia 30 de julho (sábado), no Salão Nobre do Esporte Clube Fluminense, no Centro, a partir das 8 horas. O esporte tem muitos praticantes na cidade, e reúne famílias inteiras para jogar xadrez. O esporte, por sinal, auxilia a desenvolver o raciocínio e criar relações sociais saudáveis. Um aliado importante na educação infantil, o jogo de tabuleiro tem atraído cada vez mais crianças a pensar e elaborar estratégias para vencer uma partida.  A Copa Rio Bonito de Xadrez é uma realização da secretaria de Esporte e Lazer (SEMEL) e da Liga Riobonitense de Desportos, e conta com o apoio institucional do Clube Rio Bonito de Xadrez.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo WhatsApp da SEMEL (21) 99972-8691, na sede da Secretaria de Esporte e Lazer ou preenchendo o formulário acessando o link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf-bKZUi9-_DJDBA5Bdk4JAb-cmPVI6msyNhleLX5y43cWbCg/viewform.

Disputa em Família – A ascensão do esporte no município, representa muito mais do que a competição em si. A cidade reserva histórias de famílias que se unem antes e durante as disputas, filhos seguindo os passos dos pais, ou aqueles que competem juntos não apenas em busca da medalha, mas principalmente para ficarem perto um do outro. É o caso da família de Carlos Eduardo (47), que, juntamente com seu irmão gêmeo Renato Campos Ribeiro Miranda, sempre incentivou os seus filhos Luiz Eduardo Ribeiro Abreu Miranda (17) e as gêmeas Valentina Ribeiro Abreu Miranda (12) a praticarem o xadrez. A família, inclusive, sempre está reunida em torno de um tabuleiro de xadrez, prática cotidiana das pessoas que amam o esporte. As vitórias, por sinal, não demoraram muito a acontecer nas trajetórias dos filhos no esporte.

 

A família de Carlos Eduardo (E) sempre está reunida em torno de um tabuleiro de xadrez

 

 

 

 

 

 

 

“Desde de muito pequeno, meu pai sempre me motivou a jogar jogos que estimulam o raciocínio lógico. Acredito que foi com isso que surgiu a minha paixão pelo xadrez. Eu nunca pratiquei xadrez na intenção de me preparar para campeonatos, apenas jogo porque eu me divirto”, explica Luiz Eduardo.

Circuito Estudantil – O estudante em 2019, aos 16 anos, deu os primeiros passos no esporte e se tornou campeão da Primeira Edição do Circuito Estudantil de Xadrez, competição que reuniu alunos das escolas públicas e privadas do município. Na mesma competição, na disputa feminina, a sua irmã Mirela, que também participava da sua primeira competição no xadrez, ficou com a terceira colocação.

Os irmãos Luiz Eduardo e Mirela, ao lado dos pais, na premiação do Circuito Estudantil de Xadrez
“Aquela foi a primeira competição de xadrez que eu participei, então foi, sem dúvida, uma experiência muito significativa. Acho que é importante não desanimar quando ainda estiver começando. É um jogo que possui muitas regras para se aprender no início e isso pode desmotivar as pessoas a continuarem jogando. Por isso, recomendo que joguem pelo menos uma vez por semana. Isso é algo que fazemos periodicamente aqui em casa. A dica é nunca parar”, garante o estudante.

Serviço:

Evento: Copa Rio Bonito de Xadrez

Dia: 30 de julho

Local: Salão Nobre do Esporte Clube Fluminense

Endereço: Avenida Manoel Duarte, 93 – Centro

Horário: 8 horas

 

Crédito: Secom Rio Bonito

Texto: Denilson Santos

Fotos: Ronald Muniz

Veja também

Desta vez, o projeto chega ao 2º distrito da cidade, em Boa Esperança, no Ambulatório Municipal de Boa Esperança, o “Esperanção"
às
A homologação do processo está prevista para o dia 27 de novembro, quando todos conhecerão os eleitos.
às
Por determinação de Cláudio Castro, Rafael Picciani deve retornar ao cargo na Alerj
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias