Itaboraí sedia Seminário Regional de Boas Práticas em Defesa Civil

às

A Prefeitura de Itaboraí sediou, nesta quinta-feira (11/08), o Seminário Regional de Boas Práticas em Defesa Civil, promovido pela Subsecretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro e Departamento Geral de Defesa Civil, com iniciativa da Coordenadoria Regional de Defesa Civil 3 e parceria da Secretaria Municipal de Defesa Civil. O encontro aconteceu no salão nobre da sede do Executivo, no Centro.

Destinado aos municípios da Região Metropolitana do Rio (sendo Itaboraí, Niterói, São Gonçalo, Maricá, Tanguá e Cachoeiras de Macacu), o seminário visa o compartilhamento e debate de ideias, iniciativas e experiências em Proteção e Defesa Civil, desenvolvidas pelos municípios. Assim, estreitando os laços de colaboração e ajuda mútua, características importantes nas atividades da Defesa Civil.

No encontro, os municípios presentes puderam apresentar os projetos em andamentos e a atuação na região. O coordenador da regional de Defesa Civil da área Metropolitana, tenente-coronel Mozart Martins Lopes, agradeceu o apoio das instituições envolvidas e ainda a Prefeitura de Itaboraí e Secretaria Municipal de Defesa Civil, por sediar o seminário.

“O objetivo é fazer com que os municípios presentes possam apresentar suas práticas de sucesso em Defesa Civil ao longo dos últimos anos. E assim, provocar uma permuta de conhecimento para que os demais possam desenvolver e aperfeiçoar essas práticas em seus municípios, de acordo com as suas realidades”, destacou o tenente-coronel.

O secretário municipal de Defesa Civil, coronel Ricardo Nunes, apresentou os desafios da criação da secretaria, estruturação, momento de pandemia e operações no município. Dentre os projetos, as capacitações das equipes, como monitoramento climático, primeiros socorros, risco estrutural e geológico, e outros. E ainda reunião com líderes comunitários, apresentação do plano de contingência para o Executivo e equipes do CRAS e mais.

“Agradecemos pelo município ter sido escolhido para sediar o evento, e destacar que o prefeito Marcelo Delaroli valoriza as operações da Defesa Civil e dá a importância que a instituição merece, pois foi na sua gestão que a Defesa Civil virou secretaria municipal. Que tenham mais seminários deste porte, pois essa troca de conhecimento entre os municípios é de grande valia”, comentou o secretário.

O coronel Marco Albino Lourenço Pereira, da Diretoria Geral da Defesa Civil, destacou que não só o Rio de Janeiro, mas o Brasil tem passado por momentos críticos em relação a desastres naturais.

“Isso nos mostra a importância de estarmos preparados e com um plano de contingência. Quero agradecer o acolhimento do município na realização deste evento e ao prefeito Marcelo Delaroli, pelo comprometimento conosco da Defesa Civil estadual e também com Itaboraí. É importante para nós termos os prefeitos integrados com a gente. A Defesa Civil é uma instituição importante para toda população dos municípios que integram o nosso estado”, disse o coronel.

 

 

Prefeitura de Itaboraí

Veja também

O valor equivale a cerca de R$1 milhão e foi encontrado durante a fiscalização da Receita Federal
às
O evento acontece na próxima sexta-feira (4), às 14h, na sede da Prefeitura
às
Segundo os policiais, as drogas tinham como destino comunidades da capital fluminense
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias