Investimentos impulsionam crescimento do bairro Viçosa, em Rio Bonito

às

Um dos bairros de Rio Bonito que mais tem crescido nos últimos anos é a Viçosa. Segundo os próprios moradores, o local hoje tem cerca de 2.500 habitantes, e por conta desse crescimento, a Viçosa tem recebido empreendimentos imobiliários e promessas de investimentos de infraestrutura. Algumas dessas promessas já são realidade e outras tem data para acontecer, como é o caso da melhoria das estradas e a instalação da rede de abastecimento de água do bairro.

Há cerca de duas semanas, a Secretaria Municipal de Obras começou a colocação de 10km de Brita Graduada Simples (BGS), pedras pequenas que prometem evitar o acúmulo de lama na estrada de chão da principal via que corta o bairro, a Estrada de Rio Seco, além das Avenidas 1 e 2, e até Tomascar.

De acordo com o secretário de Obras, Paulo Moraes, o simples patrolamento que sempre foi feito, além de não ter durabilidade, abaixou o nível da estrada, fazendo com que a água da chuva acumulasse na via.

“Antes era feito somente o patrolamento, só se passava máquina, agora nós estamos colocando saibro e o BGS. Mas não é só colocar, a gente ara a estrada, prepara o local que precisa aterrar, depois que coloca esse material, passa rolo e a água e vai compactando. Isso é o tratamento do solo para não dar poeira e buraco. Como só se fazia a raspagem, a estrada foi ficando baixa e a água acumulando, agora a gente está aterrando a estrada para não parar mais a água. Com esse material, a estrada dura de seis meses a um ano, mesmo com a chuva”, explicou Moraes.

Para o vice-presidente da Associação de Moradores do bairro, o comerciante Zeli Antunes, a colocação desse material está beneficiando, além dos moradores, os comerciantes que escoam sua produção e os ônibus que tinham dificuldades de passar quando a estrada estava ruim.

“Moradores de Catimbau, Mata, Rio Seco, vão ganhar demais com isso aí. Agricultores que tem que escoar sua mercadoria, como laranja, aipim, banana, e tem dificuldade com o caminhão agarrando e a estrada esburacada, vão se beneficiar, vai melhorar pra todo mundo”, disse Zeli.

Promessas

O asfalto para o bairro é uma das promessas de melhoria com data para acontecer. De acordo com o secretário de Obras, o processo já está em licitação e em cerca de 60 dias o asfalto deve começar a ser instalado na Viçosa, no Cajueiro e na Jacuba.

Outra vitória para os moradores do bairro deve ser a rede de abastecimento de água, que segundo a empresa Águas do Rio, tem prazo para acabar. A previsão para o término da instalação é até maio de 2023.

“A Águas do Rio informa que, após realizar estudos, definiu o projeto para execução da ampliação da rede de abastecimento de água no bairro Viçosa, em Rio Bonito. Serão implantados 4,5km de novas tubulações, sendo 3 km de adutora. Ciente do crescimento da região, com novos loteamentos, o sistema implantado pela concessionária terá capacidade para atender cerca de 1020 residências. Na atual etapa, a empresa está finalizando o processo de compra de material para, em seguida, iniciar as intervenções. A previsão é que as obras sejam concluídas em maio de 2023”, informou a Nota da Águas do Rio.

O comerciante Zeli também aponta os novos loteamentos e empreendimentos imobiliários como um dos pontos altos no crescimento da Viçosa. “Aqui é pacato, tranquilo, é um bairro muito bom de se morar. Falo para os moradores daqui, a Viçosa daqui a uns cinco anos, será um segundo Green Valley, pela quantidade de obras e loteamentos que temos aqui, vai crescer muito. Hoje temos mercearia, posto de saúde, padaria e vai crescer muito mais”, analisou.

 

 

Lívia Louzada

Veja também

Desta vez, o projeto chega ao 2º distrito da cidade, em Boa Esperança, no Ambulatório Municipal de Boa Esperança, o “Esperanção"
às
A homologação do processo está prevista para o dia 27 de novembro, quando todos conhecerão os eleitos.
às
Por determinação de Cláudio Castro, Rafael Picciani deve retornar ao cargo na Alerj
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias