Via de ligação da zona rural com os grandes centros, a Estrada de Picos, em Itaboraí, está passando por uma série de melhorias para beneficiar quem trafega pelo local. A Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, realiza a revitalização da via, com mais de 7km de estrada vicinal.
A ação conta com materiais, sendo 7 mil metros cúbicos de brita corrida e maquinários, como patrol, retroescavadeira, rolo compactador, caminhões e caminhão pipa. Servidores da SEMAGRI seguem com o trabalho de manutenção da ponte da Estrada de Picos, com aproximadamente 40 metros.
O local recebeu ainda contenção de concreto e pneus; obras de escoamento de água pluvial e iluminação. Já em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA-RJ), a SEMAGRI realizou a dragagem do rio.
Segundo a subsecretária municipal de Agricultura, Nathália Duarte, a Estrada de Picos é uma via muito utilizada por moradores e essas melhorias contribuem para a circulação dos automóveis e ainda na prevenção de acidentes.
“Essa é uma estrada importante para a população que mora nesta área rural. Agradeço as instituições envolvidas pela parceria com o nosso município, que visa a melhoria da qualidade de vida dos moradores dessa região e quem transita pela via”, ressaltou Nathália.
Também na Estrada de Picos, no viaduto da BR-101, a SEMAGRI, em parceria com a concessionária que administra o trecho, finalizou a topografia e aumentou a altura do local, passando de 4,1 metros para 4,6 metros, ampliando o limite de altura para caminhões. E ainda escoamento de água pluvial.
O morador de Venda Pedras, Marcos Tavares, de 32 anos, utiliza a via de segunda a sábado. Marcos é atendente em uma loja no município vizinho e destacou a importância das obras de melhorias.
“Essa estrada é o caminho mais perto até o meu trabalho, e essas manutenções da via são muito importantes, pois facilitam o nosso trajeto. A falta de manutenção aumenta o número de acidentes, por conta dos buracos e lama”, disse.