A Justiça de Niterói determinou, na última quinta-feira (22), que Matheus dos Santos da Silva continuará preso pela morte de Vitórya Melissa Mota, em junho do ano passado. A defesa do réu havia apresentado, no último mês, um pedido de liberdade, que foi negado pela 3ª Vara Criminal do município.
Matheus foi detido após ser apontado como autor do crime de feminicídio, que aconteceu na praça de alimentação do Plaza Shopping, no Centro de Niterói. Ele esfaqueou a jovem de 22 anos após descobrir que sua paixão por ela não era correspondida. Vitórya chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. O crime foi registrado por câmeras do centro comercial.
Na decisão, a juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce afirma entender que “não houve qualquer alteração da situação fática, permanecendo íntegros e inalterados os motivos que justificaram a decretação da custódia cautelar”. Ela já havia adiado o julgamento de Matheus, que aconteceria em dezembro do ano passado, para aguardar uma perícia das capacidades mentais do acusado. Um laudo emitido em março deste ano alega que o réu sofre de um transtorno esquizotípico, o que o impediria de ter plena consciência do crime.
Crédito: Jornal O São Gonçalo