Maricá recebe Selo 2022 de Gestão Inteligente de Dados

às
2

A ferramenta é especializada em diagnosticar 160 indicadores sobre cidades inteligentes de todo o mundo

Maricá recebeu nesta sexta-feira (13/01) o Selo 2022 de Gestão Inteligente de Dados da Bright Cities, por ser uma cidade que utiliza e monitora 160 indicadores em 10 áreas da gestão pública, buscando promover a melhora da qualidade de vida dos moradores. A entrega aconteceu no gabinete do prefeito Fabiano Horta com a participação do secretário de Planejamento, Orçamento e Fazenda, Leonardo Alves; do subsecretário de Tecnologia da Informação (TI), Vitor Silveira; e do representante da empresa de consultoria, Fernando José Brandão.

“O município tem dado um grande avanço na gestão da política pública e a gente teve a ideia de tentar trazer em números o que significa isso para a população. Com esse selo de qualidade, a gente conseguiu trazer a responsabilidade que o município tem nos anos de gestão do governo Fabiano. Isso nos dá direcionamento para saber exatamente quais políticas públicas que talvez possam melhorar e onde a gente quer chegar, além do trabalho que já foi feito nesses últimos seis anos e que vai tornar transparente para Maricá e para o Brasil a melhoria dessa política pública que foi feita no município”, explica o secretário de Planejamento, Leonardo Alves.

Dessa forma, também é possível identificar se determinadas políticas públicas que estão sendo implementadas realmente são necessárias para a população. Os dados analisados já são públicos e disponíveis ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), à Secretaria de Tesouro Nacional e ao Datasus do Ministério da Saúde.

“Eles não buscaram informações pedindo aos secretários e nem ao gestor. Esses dados são transparentes e já existentes. Foram apenas compilados. Nossa ideia é de que num futuro próximo, em no máximo três meses, a gente tenha uma definição para que esses dados sejam publicados para a população”, concluiu Leonardo.

Bright Cities

Bright Cities é o nome da plataforma responsável por realizar comparativos e prestar consultorias no Brasil e no exterior. Ela consegue saber se Maricá está na linha de melhoria de qualidade de vida, tendo como base dez áreas de atuação: Governança, Educação, Saúde, Urbanismo, Meio Ambiente, Segurança, Mobilidade, Empreendedorismo e Tecnologia e Inovação.

O Selo consolida a premissa da busca da utilização de dados na tomada de decisões das cidades com o principal objetivo de promover melhorias efetivas nos serviços públicos ofertados, ambiente de negócios e na qualidade de vida de seus cidadãos.

Veja também

Desta vez, o projeto chega ao 2º distrito da cidade, em Boa Esperança, no Ambulatório Municipal de Boa Esperança, o “Esperanção"
às
A homologação do processo está prevista para o dia 27 de novembro, quando todos conhecerão os eleitos.
às
Por determinação de Cláudio Castro, Rafael Picciani deve retornar ao cargo na Alerj
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias