Vereadores do Rio de Janeiro aprovaram, na última quinta-feira (25), a entrega da medalha Pedro Ernesto ao jogador Vinicius Junior por sua luta contra o racismo no Brasil e no mundo.
A medalha é a principal honraria concedida pela Câmara de Vereadores do Rio. A proposta de homenagem partiu da vereadora Monica Cunha (PSOL), presidente da Comissão Especial de Combate ao Racismo.
“Nós gostaríamos de estar dando essa medalha por reconhecimento do enorme talento do Vinicius, mas infelizmente, vamos mais uma vez falar de racismo. Isso, tristemente, é um cotidiano na nossa cidade. Acontece nas escolas, na cultura, nas ruas. Seria ótimo que essa comoção acontecesse por todos que passassem por essa situação e não só pelo Vini. Mas que essa medalha sirva de motivação para que não só ele como tantos outros, denunciem e se posicionem contra toda e qualquer violência. Racismo é crime e vamos lutar contra ele até o fim”, comentou a vereadora.
Na última terça-feira (23), o Palácio Pedro Ernesto teve parte de suas luzes apagadas em campanha contra o preconceito.
Vinícius Jr. tem sido alvo de ataques racistas ao longo de sua passagem pelo futebol espanhol. No último domingo (21), o jogador foi, mais uma vez, atacado, dessa vez na partida entre Valencia e Real Madrid.
No jogo, Vini acusou parte da torcida do Valencia de chamá-lo de “macaco” no segundo tempo. O jogo chegou a ficar paralisado por cerca de oito minutos. Nos minutos finais, o brasileiro foi expulso após confusão com o goleiro Mamardashvili.
Ao todo, dez denúncias apontando ataques racistas contra o jogador brasileiro já foram feitas pela Laliga, entidade responsável pela organização do campeonato espanhol de futebol.
Dos dez processos abertos por Laliga desde 2021, três foram arquivados e os demais seguem correndo normalmente na justiça. O fato é que nenhum clube teve qualquer punição esportiva.
Cidadão carioca, Lei Vini Jr e medalha na Alerj
A luta de Vini Jr. contra o racismo vem tendo destaque em todo o mundo e rendendo homenagens ao jogador.
Na última terça-feira (23), o deputado estadual Professor Josimar (Psol), que é de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, mesmo município de jogador Vinícius Junior, também propôs um outro prêmio para o atleta do Real Madrid.
O parlamentar pretende entregar para Vinícius a Medalha Tiradentes, maior honraria do Poder Legislativo Estadual.
A deputada Verônica Lima (PT) também propôs homenagear o jogador com a Medalha Tiradentes. Os dois pedidos foram protocolados na Alerj essa semana e aguardam pela votação em plenário.
Na mesma data, Professor Josimar também protocolou na Alerj um projeto de lei que pretende combater casos de racismo nos estádios e arenas do estado.
Entre as medidas que constam no projeto de autoria do deputado está a determinação de encerramento de partidas esportivas que tenham manifestações racistas por qualquer pessoa presente no local.
Batizado de Política Estadual Vini Jr, o projeto também sugere uma série de medidas punitivas e educativas para que práticas racistas possam ser eliminadas das arquibancadas do Rio de Janeiro.
Além de inspirar projetos para mudanças na lei, Vini Jr também receberá o título de Cidadão Carioca. A honraria em homenagem ao atleta foi aprovada em primeira discussão, na Câmara de Vereadores do Rio, na última quarta-feira (24).
Crédito: g1.globo.com