Lona na Lua recebe autoridades e faz novas apresentações em Tanguá

às
WhatsApp Image 2023-06-12 at 17.08.51

Depois do sucesso das apresentações da adaptação de “Sonho de Uma Noite de Verão”, de William Shakespeare, em abril, no Lona na Lua Tanguá, o espetáculo foi reapresentado em duas sessões, no último dia 2. A encenação atraiu um grande público e também autoridades de várias esferas governamentais, como o deputado federal Aureo Ribeiro, além de representantes da empresa Enel e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.

A peça faz parte do projeto ‘Lona na Lua: Arte, Educação e Cidadania’, patrocinada pela Enel, Governo do Estado do Rio de Janeiro e pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Na prática a lei funciona com uma renúncia fiscal, ou seja, o governo abre mão do imposto que receberia de uma empresa, nesse caso, a Enel, para que esse recurso seja direcionado à realização de atividades culturais.

Presente na sessão, representando a secretária Danielle Barros, o assessor especial da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, Adenilson Honorato, explicou como a lei ganhou nova implementação com a atual administração.

“A Lei (Estadual) de Incentivo à Cultura é para esses projetos (se referindo ao Lona na Lua). A secretária Danielle Barros quando chegou à Secretaria, descentralizou, democratizou (a lei), pois grande parte desses recursos ficavam na capital, não chegavam ao interior. Esse projeto maravilhoso, o Lona na Lua, tem que ser reverberado para todo o Estado do Rio”, disse Honorato.

A especialista de sustentabilidade da Enel, Mariza Rocha, que foi prestigiar a apresentação, falou sobre a parceria da empresa com o Governo do Estado e sobre o patrocínio ao Lona na Lua. “Esse é o segundo ano que a gente está trabalhando em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio. Para a gente, é um prazer ver todo esse trabalho sendo desenvolvido aqui em Tanguá. A sustentabilidade é um pilar estratégico da Enel, e acoplar com cidadania, educação e inclusão do nosso entorno, é muito importante para a Enel”.

Reconhecendo a importância da ajuda que a instituição recebe, o fundador e diretor do Lona na Lua, Zeca Novais, disse que a Enel e o Governo do Estado têm se tornado ferramentas importantes para a execução proporcionar as oficinas aos alunos.

“A gente foi abraçado pela Prefeitura (de Tanguá), pela Secretaria (Municipal) de Educação, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e pela Enel através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A gente fica muito feliz porque é tudo que precisamos, ferramentas para que essa meninada possa estudar perna de pau, violão, violino, figurino, maquiagem e também ter uniformes. A gente está se apropriando de ferramentas para poder oferecer para eles o que merecem, que é o melhor”.

Reflexos

A chegada do Lona na Lua em Tanguá, há quase dois anos, tem causado reflexos no acesso à cultura de jovens e crianças e também mudando a perspectiva de vida deles. A mudança é vista e atestada por gestores municipais, como o secretário de Cultura e Turismo, Reginaldo Serrano. Ele conta que o Lona na Lua está proporcionando que os tanguaeses tenham mais familiaridade com as apresentações culturais, e descreve o comportamento como “formação de plateia”. Segundo Serrano, é visível o aumento no número de espectadores nas apresentações municipais, por exemplo, após a implantação do projeto social e outras iniciativas.

Para o secretário municipal de Educação, Luciano Lucio, um dos grandes apoiadores da inauguração da instituição em Tanguá, a mudança na cidade é grande.

“Existe o antes e o depois da chegada do Lona (em Tanguá). A gente percebe isso não só nos alunos, mas na sociedade como um todo, e eu falo isso enquanto secretário. A grande estreia do Lona se deu quando as nossas crianças começaram a se apresentar. A quantidade de depoimentos, testemunhos e agradecimentos que a gente recebeu e ainda recebe (é grande). A sociedade entendeu o que representa o movimento Lona na Lua”, analisou.

Um desses testemunhos citados por Lucio vem da decoradora de festas, Ediana Ferreira, que percebeu a importância da associação cultural na cidade e logo matriculou seus filhos, João Gabriel de 11 anos e Larissa de 8, no Lona.

“Quando o Lona chegou aqui (em Tanguá), eu corri para matricular meus filhos. Hoje eles fazem quase todas as aulas e para mim o Lona é essencial. Embora já seja a quarta vez que assistido (a peça de teatro), parece que é sempre a primeira vez pois é emocionante, é tudo perfeito, eles são muito empenhados, tudo é feito nos mínimos detalhes, transmite paz e alegria. É um orgulho como pais, estar acompanhando o desenvolvimento dessas crianças”, pontuou Ediana.

O prefeito da cidade, Rodrigo Medeiros, também falou sobre orgulho. “Quando a gente assiste a um espetáculo como o de hoje, vendo pais, mães, avôs, avós, professores, diretores, todos orgulhosos, a gente percebe que a cidade está viva, respondendo e ela, e tem um futuro brilhante que a aguarda. Foi muito importante pra gente permitir e fazer com que o Lona na Lua pudesse vir para Tanguá e alcançar e mudar a vida das crianças tanguaenses”, disse o prefeito.

Expansão

Uma das autoridades que estava prestigiando a apresentação era o deputado federal Aureo Ribeiro, que já visitou o Lona em outras oportunidades. Como admirador do trabalho realizado pela associação cultural, o deputado prometeu levar o Lona ao Teatro Municipal.

“Esse projeto é fantástico, é transformador e encantador. O Lona na Lua já ultrapassou a região onde atua, já se apresentou no Imperator, no Meier, e nos próximos dias nós vamos levar o Lona na Lua para o Teatro Municipal porque esse projeto transforma a vida das pessoas”, prometeu.

 

 

 

Fotos e texto: Lívia Louzada

 

Veja também

A última quarta-feira feira, dia 8, foi destinada aos idosos de Casimiro Abreu! Uma palestra para os idosos e uma roda de conversa
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias