Secretaria de Cultura e Turismo de Tanguá é reinaugurada

às
cc3b2d9a-c3b9-49d9-8fd1-67f4af3f5a90

Depois de três meses de obras, a Secretaria de Cultura e Turismo de Tanguá foi reinaugurada na última quinta-feira (13). O setor, que funciona na antiga estação ferroviária da cidade e, por isso tem um alto valor histórico, foi repaginada e ganhou uma nova fiação elétrica, pisos novos, pintura e janelas reformadas.

O local, que antes era formado por dois blocos, agora foi unido e conta com uma área de exposição de objetos representativos para a cidade, como uma foto da folia de reis, uma maquete da antiga fábrica da Cibran e até a mesa do gabinete do primeiro prefeito da cidade, Jailson José Cardoso.

O secretário de Cultura e Turismo de Tanguá, Reginaldo Serrano, explicou que através da antiga estação de trem, é que a cidade foi formada, já que os primeiros habitantes passaram por ela e constituíram famílias na cidade, e que por isso, para contar um pouco da história e do que há em tanguá, foi criado um espaço, que já existia, mas não era usado para este fim, onde estão retratadas a identidade da cidade, como a foto de um dos laranjais – a laranja da região é a primeira fruta do Estado do Rio a obter o selo do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

“A cidade parte desse prédio, é uma estação ferroviária de 145 anos, as famílias tanguaenses se constituem a partir do momento em que as pessoas começam a vir de fora para trabalhar aqui em Tanguá”, explica do secretário.

O secretário ainda deu detalhes sobre a revitalização. “Fizemos a troca do piso do setor cultural, fizemos a parte elétrica porque por muito tempo, como o prédio é antigo, não se tinha planejado essa questão, e foi feito o acesso de um prédio para o outro”.

Reginaldo ainda explicou a intenção do governo de preservar a memória da cidade.

“A gente recebeu alguns objetos como doação e, ainda existem outros objetos que virão, mas o principal objetivo é fazer com que a população acredite na política pública de patrimônio e fazer com que futuramente a gente tenha um centro de memória e se possível um museu. Que a gente possa deixar uma política enraizada e fazer com que as gerações futuras, os próximos governos possam estabelecer um espaço de memória que preserve os patrimônios da cidade”, explicou.

 

Programação cultural

O prefeito Rodrigo Medeiros foi todo elogios à equipe da Secretaria. “A gente tem uma equipe que está muito motivada e preparou com muito carinho essa revitalização desse espaço histórico e cheio de memória, que é nossa estação”. Ele citou ainda a programação turística e cultural que a cidade está recebendo, como por exemplo o Festival Sesc de Inverno, que será realizado em Tanguá nos dias 22 e 23 de julho. Paulinho Moska se apresentará no dia 22 e Leandro Sapucahy no dia 23.

 

 

 

Lívia Louzada

 

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias