A Prefeitura de Itaboraí reinaugurou na última quarta-feira (26), o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, no bairro Nancilândia. A unidade passou por uma reestruturação e modernização nas áreas interna e externa, que teve como objetivo principal oferecer maior acolhimento e atendimento mais humanizado à população.
Na área interna, foram reestruturados e modernizados os setores da recepção, sala de espera, sala de medicação, fluxo, consultórios, sala de sutura, sala de eletrocardiograma, sala vermelha e sala de estabilização. Na parte externa, a unidade passou a contar com uma nova identificação visual, novo paisagismo, acesso único para os casos de emergência, área destinada a acompanhantes, bicicletário, vagas exclusivas para idosos, para portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e para pessoas com deficiência.
Acompanhado dos pais e da primeira-dama, Pâmela Delaroli, o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, afirmou que a obra de modernização da unidade é um marco na história do município, principalmente na área da Saúde.
“Hoje é um marco no nosso hospital, é um marco em nossa cidade, é mais uma virada de página e que quem entre aqui, saia realmente revigorado. Sabemos que temos muito o que avançar ainda e a gente vai avançar. Nós não vamos parar”, disse Marcelo Delaroli, acompanhado de secretários municipais e vereadores.
Quem também celebrou as melhorias no atendimento à população foi o deputado estadual Guilherme Delaroli, que relembrou a transformação que a unidade passou e como era a realidade de antes.
“Quando o prefeito Marcelo Delaroli ganhou a eleição, nós tivemos aqui nesse hospital e muito nos entristeceu porque o esgoto corria a céu aberto, lixo hospitalar era jogado no pátio, o muro do hospital era caído, as macas todas quebradas, não tinha ar-condicionado, não tinha remédios, médicos, acadêmicos atendendo e, hoje, a gente está entregando um aparelho desse aqui. Isso é motivo de orgulho para gestão Marcelo Delaroli, que vem fazendo tudo com excelência”, disse Guilherme Delaroli.
O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, fez questão de parabenizar a todos os colaboradores pelo trabalho realizado no município.
“Desde o início da gestão do prefeito Marcelo Delaroli, esse hospital é transformado de dentro para fora, dia após dia. Quero honrar todos os funcionários do hospital. Funcionário sem humanização não pode ficar dentro da unidade, tem que ter a cara do governo, educado, humanizado e acolhedor. Um governo que veio para transformar”, disse Hédio Mataruna.
Ainda segundo ele, desde que a unidade começou a receber investimentos, cerca de 60% dos atendimentos aumentaram, chegando a cerca de 800 atendimentos diários. E não foi apenas o Leal Júnior que recebeu esse investimento. Além de várias Unidades Básicas de Saúde já terem sido inauguradas, três postos, Sambaetiba, Agro Brasil e Granjas Cabuçu, tiveram suas construções reativadas, após ficarem paradas por sete anos.
A cerimônia de entrega da reestruturação e modernização da unidade contou também com a presença do deputado federal Altineu Côrtes, que em seu discurso, se comprometeu a fazer uma indicação de R$ 10 milhões para a saúde de Itaboraí.
“Em outubro agora, na hora da indicação dos recursos que cada deputado tem direito, eu assumi esse compromisso, vamos colocar R$ 10 milhões na saúde daqui de Itaboraí”, prometeu.
Morador do bairro Nancilândia, onde fica o hospital, o funcionário público Dayvisson Barbosa disse que a transformação que a cidade de Itaboraí está vivendo é inacreditável.
“É inacreditável, a gente hoje vive um sonho em Itaboraí, o governo Marcelo Delaroli chegou na cidade e a gente estava um pouco desacreditado na política, mas hoje, a gente está realizando um sonho de ver tudo acontecendo. Esse hospital há cerca de dois ou três anos estava indo de mal a pior, agora, recebeu essa transformação linda, fico muito feliz pois sou morador daqui”, finalizou.
Texto: Lívia Louzada
Foto: Secom Itaboraí