Quem já foi parado por um policial enquanto estava no trânsito sabe que essa não é uma situação extremamente fácil. Por mais que você não tenha feito nada de errado, é muito fácil deixar-se ser tomado pela ansiedade e dar algumas respostas atravessadas quando você deveria apenas estar mantendo a calma.
Embora seja uma chatice, ser parado no trânsito é algo rotineiro para as autoridades e tem como único objetivo garantir a integridade na segurança pública. Portanto, é sempre bom saber como se portar e o que fazer para causar uma boa impressão. Veja só essa lista com seis coisas que os policiais avaliarão quando te pararem!
1. Sua resposta ao sinal de parar
Quando você recebe o primeiro sinal de um policial para encostar seu veículo, saiba que seu comportamento já está sendo observado de perto. Se você notar a sirene e as luzes policiais piscando, diminua sua velocidade imediatamente e encoste o carro. Quem demora para responder só estará se prejudicando.
Tentar fugir por nervosismo é pior ainda. Além de estar “admitindo” culpa, você estará colocando vidas em risco. Mostre que pretende cooperar e siga as próximas dicas.
2. Seu nervosismo
No Brasil, três tipos de autoridade podem te parar no trânsito: a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal. Cada um desses braços do governo tem como objetivo zelar pela segurança pública e investigar sempre que presenciarem alguma atitude suspeita.
A primeira coisa que um policial notará durante uma abordagem é se você está muito nervoso. Logicamente, esse é um tipo de situação que causa ansiedade para qualquer pessoa, mas você não pode deixar que seu comportamento se transforme em conflito. Respire fundo e interaja naturalmente.
3. Onde estão suas mãos
Ao mesmo tempo que ser parado no trânsito é uma situação preocupante para você, o mesmo vale para os policiais. Afinal, eles nunca sabem de fato com quem estão lidando até o final da operação. Por esse motivo, uma das coisas mais importantes durante uma abordagem é deixar suas mãos sempre em um lugar onde a autoridade poderá enxergá-las.
Uma pessoa inquieta e com as mãos escondidas poderia facilmente estar se preparando para atacar ou escondendo alguma arma. Evite movimentos bruscos e tudo dará certo.
4. Seu comportamento
Como dito anteriormente, tudo que as autoridades querem durante uma abordagem é averiguar a situação. Logo, não há motivos para você ficar todo estressado e tentar descontar a sua raiva em quem te parou. Se você tiver feito alguma besteira no trânsito, entenda o cenário e escute o que estão te falando.
Não adianta nada tentar esbravejar ou utilizar palavras ofensivas. Você só estará piorando a sua situação. Mantenha a postura e converse normalmente, sem atacar a pessoa do outro lado da janela.
5. Seus documentos
Andar sem seus documentos não é considerado um crime pela lei brasileira, mas saiba que isso é algo que os policiais gostarão de checar durante uma abordagem. Porém, recusar se identificar é uma contravenção penal. Se estiver sem seus dados em mãos, forneça aos policiais outras informações que auxiliem a sua identificação.
Um policial não pode tratar o condutor de maneira discriminatória ou agressiva, mas eles têm o direito de pedir seus documentos. Para os condutores de moto, outro ponto importante é retirar o capacete para facilitar o procedimento.
6. Seu veículo
Em alguns casos mais específicos, os policiais podem pedir para revistá-lo e até mesmo revistar seu veículo. É importante destacar que todo brasileiro possui o direito de ser revistado apenas por autoridades do mesmo sexo que você — uma prática que evita desconfortos maiores e casos de assédio.
Além disso, se um policial for dar uma olhada em seu veículo, você também tem o direito de acompanhar a revista e pedir que uma pessoa que não seja policial testemunhe a operação.
Crédito: megacurioso.com