O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, participa nesta sexta-feira (09/08) da abertura do seminário “Fundos Soberanos e a Agenda Climática: Desafios e Oportunidades”, no Fórum de Fundos Soberanos Brasileiros (FFSB), que acontece na Casa G20, em Ipanema, Zona Sul do Rio. O evento promoverá a discussão sobre o papel dos fundos soberanos no atual contexto de mudanças climáticas.
A secretária de Planejamento, Orçamento e Fazenda de Maricá (pasta gestora do Fundo Soberano do município), Lawrice Souza, também participa do seminário.
O intuito é favorecer a troca de experiências e reflexões sobre o papel que os fundos podem cumprir para a promoção do desenvolvimento local/regional e iniciar uma trilha de investimentos sustentáveis, dialogando com a agenda do G20 e mirando nos debates a serem realizados na COP 30, em 2025.
O evento contará com a presença dos gestores municipais e estaduais, autoridades nacionais, órgãos de controle e reguladores, atores internacionais de alta relevância na temática, incluindo o International Forum of Sovereign Wealth Funds (IFSWF), e outros agentes do ecossistema de investimentos sustentáveis do qual os fundos soberanos fazem parte.
Fundo Soberano de Maricá
Criado em abril de 2018, o Fundo Soberano de Maricá detém atualmente a marca de R$ 1,7 bilhão em recursos poupados a partir da arrecadação dos royalties do petróleo, sendo o primeiro do país a alcançar esse valor. O objetivo do fundo é garantir, no caso de uma futura ausência dos royalties, as atuais políticas públicas mantidas pelo governo municipal, como os programas Renda Básica de Cidadania, com benefício pago em moeda social Mumbuca, ônibus Tarifa Zero, bicicletas compartilhadas gratuitas, Passaporte Universitário, que custeia ensino superior para moradores, entre outros. As informações e valores do fundo estão disponíveis no site: http://fundosoberano.marica.rj.gov.br/.
Veja também: Cultura divulga a programação de filmes do Cine Henfil e nos aocmpanhe nas redes sociais.